Cuidados a ter com a pelagem de um Cão!

Um cão normal deve ser escovado uma ou duas vezes por semana, e nessa altura examine-o para verificar se tem feridas ou lesões cutâneas escondidas

Print Friendly, PDF & Email

Um cão normal deve ser escovado uma ou duas vezes por semana, e nessa altura examine-o para verificar se tem feridas ou lesões cutâneas escondidas. Comece a escovar o cachorro com suavidade e falando-lhe para o acalmar para que ele se habitue a essa rotina. Pode também habituá-lo desde pequeno a tomar um banho de vez em quando. Os cães adultos geralmente são bastante limpos, mas de vez em quando pode ser necessário dar-lhes um banho. Em seguida, seque muito bem o pêlo do animal com uma toalha molhada (faça o mesmo se ele tomou banho no mar ou num rio) e mantenha-o num lugar quente até que o pêlo fique completamente seco. O pêlo de algumas raças tem de ser tratado ou aparado por profissionais, como, por exemplo, no caso dos pastores-ingleses e cães-d'água.

 

O exercício de cães

 

Os cães precisam dc fazer regularmente exercício — um cão adulto deve poder correr a vontade durante pelo menos uma hora por dia. Os cachorros podem sair durante menos tempo, pois cansam-se depressa e precisam de dormir entre as refeições. Os cães devem fazer exercício antes das refeições, e não depois, quando têm o estômago cheio, pois nessa altura apetece-lhes descansar.

Pode ensinar o seu cão durante esses períodos de exercício — v. cães, como ensinar. Um cachorro vivo e esperto deve aprender a obedecer a todas essas ordens até aos 6 meses.

 

O estado de saúde do seu cão

 

Os sintomas que exigem que o cão seja examinado por um veterinário incluem perda persistente de apetite, olhar mortiço, pelagem baça, apatia, vómitos, diarreia e sede exagerada frequentes.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Animais · Cães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *