Como montar a Cavalo

Sente-se no cavalo com os ombros direitos e as costas ligeiramente côncavas. Segure nas rédeas com ambas as mãos — só deverá segurá-las com uma das mãos quando tiver de fazer sinais numa estrada.

Para verificar a altura dos estribos, descalce-os e deixe cair as pernas. A altura estará correcta quando a base dos estribos tocar nos tornozelos.

Print Friendly, PDF & Email

Uma escola de equitação é o melhor local para aprender a montar a cavalo, mas algumas noções técnicas podem ajudar a aprendizagem. Monte no cavalo e, logo que se sente na sela, enfie o seu pé direito no estribo direito. Para desmontar, proceda do mesmo modo mas em sentido inverso.

cavalo

Posição a cavalo

Sente-se no cavalo com os ombros direitos e as costas ligeiramente côncavas. Segure nas rédeas com ambas as mãos — só deverá segurá-las com uma das mãos quando tiver de fazer sinais numa estrada.

Para verificar a altura dos estribos, descalce-os e deixe cair as pernas. A altura estará correcta quando a base dos estribos tocar nos tornozelos.

Assente a planta dos pés na base dos estribos, com o calcanhar para baixo e a biqueira ligeiramente para fora. Mantenha as coxas, joelhos e parte de cima dos músculos da barriga da perna (gémeos) em contacto ligeiro com a sela. Coloque a parte inferior da perna ligeiramente para trás, de forma que as suas orelhas, os ombros e calcanhares fiquem em linha.

Controle do cavalo

Dê um sinal ligeiro com as rédeas e use a voz, pernas e peso do corpo para conduzir o cavalo.

Para andar para a frente a passo, ajuste um pouco as rédeas, aligeirando-as de seguida, ao mesmo tempo que se inclina ligeiramente para a frente. Com as pernas, aperte a barriga do cavalo e deixe de pressionar quando atingir o passo desejado.

Para virar à direita, puxe a rédea direita para trás, ao mesmo tempo que alivia a rédea esquerda. Ajude o cavalo pressionando com a parte interna da sua perna esquerda. Para virar à esquerda, proceda do mesmo modo, mas em sentido inverso. Para abrandar o andamento do cavalo ou parar, puxe ligeiramenie ambas as rédeas para si e desloque o seu peso na sela para trás e para baixo.

Trote

Quando um cavalo anda a trote, levanta as patas dianteiras e traseiras aos pares diagonalmente (por exemplo, a pata dianteira esquerela ao mesmo tempo que a pata traseira direita), o que provoca um movimento desencontrado. Para contrabalançar este movimento, levanta-se e baixe-se na sela ao ritmo do andamento do cavalo. Incline-se ligeiramente para a frente e apoe-se no estribo, endireitando os joelhos o suficiente para levantar as nadegas da sela.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Animais

Comentários

  • ajudou muito!!

    Maria Isabel Maciel Rolim 20 de julho de 2012 16:35 Responder
  • adoro cavalo… e isso me ajudo muito msm…

    Thailane Pereira 14 de agosto de 2012 16:24 Responder
  • Tenho 16 anos e estou domando meu primeiro cavalo .. Gostaria de saber de vocês , tem algum livro especifíco sobre doma racional . Abraços !

    Rodrigo Amorim 28 de agosto de 2012 18:29 Responder
  • vlw mesmo, ajudou muito

    Maria Julia Souza Couto 9 de setembro de 2012 22:57 Responder
  • Adoro cavalo. aqui vc aprende uma teoria correta.

    Solange Pereira 18 de outubro de 2012 14:09 Responder
  • Tenho um cavalo e quando uso uma vara para açoita-lo, ele pula o que devo fazer?

    Antonio Carlos Dos Santos Toyn 12 de novembro de 2012 17:59 Responder
    • Oii .. Bom na minha opinião usar uma vara para açoita-lo não adianta fazer isso .. Só ira deixar o seu cavalo nervozo e ele pode pular e se você começou a fazer isso desde cedo ..Ele pega o costume e para ele sera natural por que o cavalo vai pensa:
      _ Ele esta me provocando como sempre então vou pular ..
      tente fazer isso com mais carinho para o cavalo não se equivocar ..
      Espero ter ajudado Oks ..
      Bjus 😀

      Larissa 9 de setembro de 2014 11:18 Responder
  • ami as dicas..

    Alessa Farias Aramburu 14 de novembro de 2012 3:13 Responder
  • ajudou bastante nao conseguia fzr o movimento com o corpo na hr do trote agora aprendi =)

    Nitielle Souza 1 de outubro de 2013 16:24 Responder
  • me ajudou muito mesmo valeu

    keviny 26 de outubro de 2013 1:46 Responder
  • Tipoo nao comsigo fica em cima do cavalo quando ele começa a corre como eu faço pra monta direito ?

    Caroline dahmer 3 de agosto de 2014 1:22 Responder
    • Olá Caroline , olha tenho 1 egua e ela faz isso as vezes e não me sinto muito bem em cima do cavaalo .. Pois bem ..
      Monte no cavalo com o corpo ereto .. quando ele correr o certo é acompanhar o “Galope” dele .. Se posicione bem coloque os pés no estribo a ponta de seu pe para frente e seu calcanhar para baixo ..
      Espero ter ajuda abraços bjs boa sorte 😀

      Larissa 9 de setembro de 2014 11:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *