Como montar a Cavalo

Uma escola de equitação é o melhor local para aprender a montar a cavalo, mas algumas noções técnicas podem ajudar a aprendizagem. Monte no cavalo e, logo que se sente na sela, enfie o seu pé direito no estribo direito. Para desmontar, proceda do mesmo modo mas em sentido inverso.

cavalo

Posição a cavalo

Sente-se no cavalo com os ombros direitos e as costas ligeiramente côncavas. Segure nas rédeas com ambas as mãos — só deverá segurá-las com uma das mãos quando tiver de fazer sinais numa estrada.

Para verificar a altura dos estribos, descalce-os e deixe cair as pernas. A altura estará correcta quando a base dos estribos tocar nos tornozelos.

Assente a planta dos pés na base dos estribos, com o calcanhar para baixo e a biqueira ligeiramente para fora. Mantenha as coxas, joelhos e parte de cima dos músculos da barriga da perna (gémeos) em contacto ligeiro com a sela. Coloque a parte inferior da perna ligeiramente para trás, de forma que as suas orelhas, os ombros e calcanhares fiquem em linha.

Controle do cavalo

Dê um sinal ligeiro com as rédeas e use a voz, pernas e peso do corpo para conduzir o cavalo.

Para andar para a frente a passo, ajuste um pouco as rédeas, aligeirando-as de seguida, ao mesmo tempo que se inclina ligeiramente para a frente. Com as pernas, aperte a barriga do cavalo e deixe de pressionar quando atingir o passo desejado.

Para virar à direita, puxe a rédea direita para trás, ao mesmo tempo que alivia a rédea esquerda. Ajude o cavalo pressionando com a parte interna da sua perna esquerda. Para virar à esquerda, proceda do mesmo modo, mas em sentido inverso. Para abrandar o andamento do cavalo ou parar, puxe ligeiramenie ambas as rédeas para si e desloque o seu peso na sela para trás e para baixo.

Trote

Quando um cavalo anda a trote, levanta as patas dianteiras e traseiras aos pares diagonalmente (por exemplo, a pata dianteira esquerela ao mesmo tempo que a pata traseira direita), o que provoca um movimento desencontrado. Para contrabalançar este movimento, levanta-se e baixe-se na sela ao ritmo do andamento do cavalo. Incline-se ligeiramente para a frente e apoe-se no estribo, endireitando os joelhos o suficiente para levantar as nadegas da sela.


12 comentários

  1. Maria Isabel Maciel Rolim 20 de Julho de 2012
  2. Thailane Pereira 14 de Agosto de 2012
  3. Rodrigo Amorim 28 de Agosto de 2012
  4. Maria Julia Souza Couto 9 de Setembro de 2012
  5. Solange Pereira 18 de Outubro de 2012
  6. Antonio Carlos Dos Santos Toyn 12 de Novembro de 2012
    • Larissa 9 de Setembro de 2014
  7. Alessa Farias Aramburu 14 de Novembro de 2012
  8. Nitielle Souza 1 de Outubro de 2013
  9. keviny 26 de Outubro de 2013
  10. Caroline dahmer 3 de Agosto de 2014
    • Larissa 9 de Setembro de 2014

Adicionar Comentário