Como manter uma tartaruga de estimação saudável

Tal como acontece com outros répteis e anfíbios, as tartarugas são animais verdadeiramente fascinantes para a maioria das crianças. Contudo, muitas pessoas adquirirem tartarugas porque as acham engraçadas, porque a criança pediu ou simplesmente porque os animais exóticos estão na “moda”. Isto é um enorme erro, que pode levar à morte prematura do animal e outros acidentes desnecessários.

Quando adquire um gato ou um cão, há sempre alguns cuidados e despesas que irá ter a seu cargo para garantir que o animal de estimação se mantém de boa saúde e feliz, como é o caso de vacinas, idas ao médico, operações, já para não falar em todos os produtos de higiene, alimentares, brinquedos e camas. As tartarugas não são animais de difícil trato, mas muitas acabam por morrer em cativeiro porque os seus donos não têm os mesmos cuidados que teriam com outros animais de estimação mais comuns. Sendo tidos os cuidados essenciais, as tartarugas podem viver décadas, mas para que isso aconteça é preciso prestar muita atenção às suas dietas, condições de vida e tratamento.

Certificar-se que uma tartaruga tem espaço suficiente para viver,bastante luz, sombra e humidade, água limpa, e uma lâmpada apropriada são apenas alguns dos passos com que você precisa comprometer-se para manter a sua tartaruga de estimação saudável.

 

tartaruga-estimação

 

Condições de vida

Alguns donos tentam recriar o habitat natural da tartaruga, o mais fiel possível, o que muitas vezes implica que o façam no exterior, num lago apropriado. Isto significa que a sua tartaruga irá hibernar por altura do outono, altura ideal se está a planear seguir um plano de procriação, já que respeita os seus ciclos naturais de vida. Algumas pesquisas têm revelado que tartarugas que não hibernam têm maior incidência de aparecimento de doenças associadas a problemas no fígado. Se tem crianças pequenas, é aconselhável que se certifique que estas não perturbem as tartarugas durante a sua hibernação, até final da primavera.

Quando você mantém tartarugas dentro de casa, é importante considerar o seguinte:

  • Você deve ter um aquário de grande porte.
  • Tem que haver espaço suficiente para ter uma área de terra e uma área de água. Dois terços do aquário devem ser de água e um terço deve ser de terra. Você também precisa de um lugar onde as tartarugas possam se deitar no calor de uma lâmpada. As tartarugas precisam de 12 horas de luz solar. Você deve ter uma lâmpada ultravioleta e não uma lâmpada normal.
  • A temperatura ideal para o seu habitat depende muito da raça. Tartarugas terrestres podem manter o calor do corpo mais do que as tartarugas aquáticas. Em geral, deve manter o tanque em torno de 26 º durante o dia, e 21 º à noite. Mudanças bruscas de temperatura podem afetar o sistema imunológico dos répteis, pois são animais de sangue frio e demoram mais tempo para se adaptarem às mudanças.
  • Algumas tartarugas carregam a bactéria salmonela, por isso não se esqueça de lavar as mãos após pegar no seu bichinho. O ambiente da tartaruga também precisa ser mantido limpo e para facilitar pode colocar um sistema de filtragem no aquário ou lago.

Com estas dicas, vai manter a sua tartaruga de estimação saudável.


Adicionar Comentário