Como manter animais calmos em viagens longas

Planear uma viagem pode ser uma tarefa árdua, mesmo quando apenas precisa de se preocupar consigo próprio.

Se a isto juntar também um animal de estimação que precisa de partilhar a viagem consigo, então os cuidados vão ter de ser redobrados e todo o planeamento mais rigoroso, a fim de lhe proporcionar uma viagem agradável e livre de problemas.

 

 

Para manter animais calmos em viagens longas sugerimos que se foque nos pontos seguintes:

  • Prepare a viagem – A melhor forma de saber como o seu animal de estimação vai reagir a uma viagem é testar o seu comportamento numa viagem mais curta previamente.  Leve-o numa viagem de cerca de 1 hora, de forma a avaliar qual será o seu estado de espírito e relaxamento quando viajar  numa transportadora e para um local desconhecido. Saber como o animal reage a vários tipos de viagens pode fazer a diferença no modo de transporte que você escolhe para viagens mais longas.
  • Transportadora confortável – Se está a planear uma viagem com o seu animal de estimação, aconselhamos que aos poucos o vá habituando a permanecer calmo na transportadora. Frequentemente transporte-o na transportadora, mas associe esta a boas experiências, como passeios e comida, em detrimento de apenas a usar nas idas ao veterinário. Use-a como uma cama confortável, para o animal se ir habituando a entrar nela sem ser obrigado.
  • Biscoitos e brinquedos – Levar na viagem algo que o seu cão ou gato realmente goste pode ser uma excelente estratégia para o manter distraído e mais calmo. Biscoitos e brinquedos são também uma excelente forma de associar a viagem a uma experiência agradável. Em pouco tempo o seu animal de estimação vai sentir-se confortável durante toda a viagem.
  • Atenção às necessidades essenciais do animal – Lembre-se que o seu animal tem necessidades fisiológicas essenciais e incontroláveis. Mesmo que a si não lhe apeteça, possivelmente o seu animal precisará de urinar diversas vezes durante a viagem. Providenciar-lhe comida e água fresca em viagens longas também deve ser uma prioridade a que deve estar bem atento. Se viaja de carro, então certifique-se que efetua várias paragens ao longo do caminho para que o animal passeie um pouco e possa fazer o que precisa. No caso de uma viagem de avião ou comboio, certifique-se que o seu animal dá um longo passeio antes de embarcar.
  • Mantenha-se calmo – O comportamento do dono também pode ter uma grande influência na qualidade da viagem do animal de estimação. É importante não tratar o animal com carinhos e afagos excessivos, uma vez que estes são muito sensíveis a mudanças no comportamento do dono e podem captar a sua ansiedade, o que causa stress acrescido e desnecessário para o bicho.

Alguns animais de estimação apreciam viajar e sentem-se à vontade num carro ou numa transportadora, como se estivessem no sossego das suas casas. Contudo, a maioria dos animais fica ansioso em viagens longas, agitados e até mesmo com medo assim que decide removê-los do seu elemento natural e forçá-los a viajar grandes distâncias. Por isso, se está planear uma viagem de carro, de avião ou de comboio, você precisa certificar-se que faz tudo em seu poder para tornar a experiência mais fácil para o seu animal de estimação.


8 comentários

  1. Sergio 4 de Setembro de 2012
  2. Paulo Ribeiro 10 de Setembro de 2012
    • Ana Paula Inglês 11 de Setembro de 2012
    • Ana Paula Inglês 11 de Setembro de 2012
  3. Ana Paula Inglês 11 de Setembro de 2012
    • Carlos Veiga 3 de Julho de 2013
  4. Ju Vicente Cordeiro 23 de Setembro de 2012
  5. Ju Vicente Cordeiro 23 de Setembro de 2012

Adicionar Comentário