Como ensinar um gato a dar a pata

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, também é possível ensinar truques a gatos.

A grande diferença é que os gatos são mais “resistentes” a aprender estes truques que os cães, mas com alguma paciência, muito carinho e as técnicas certas nada é impossível para um dono determinado e um gato com vontade de aprender.

Aqui ficam algumas dicas de como ensinar um gato a dar a pata.

 

dar-pata

 

Comece por estabelecer um horário para treinar o seu animal de estimação e ensinar-lhe o truque de dar a pata. Aconselhamos que escolha um período do dia que não coincida com o horário das refeições. Ajuda que o gato esteja com um pouco de fome, para que se mostre mais interessado nas guloseimas, mas que não esteja esfomeado, para que não perca por completo a concentração. Cerca de duas horas antes de uma das refeições é o ideal.

Escolha uma guloseima que o gato goste para oferecer como recompensa. Podem ser simples biscoitos ou até uma mistura da sua comida favorita, por exemplo. Coloque um pouco na sua mão e, de seguida, deixe o gato cheirar, para que saiba o que poderá vir a receber e estimular o seu interesse.

Faça bom uso dos instintos naturais do seu animal de estimação. Os gatos gostam de tocar nas coisas com as patas, por isso, use isso em seu favor. Estique a sua mão vazia, palma da mão virada para cima , levemente curvada e um pouco acima dos olhos do animal. Use um comando em voz suave mas autoritária para que o animal associe mais tarde o comando à ação que deve desempenhar. Algo como “Dá a pata” ou “patinha” pode ser suficiente.

O gato vai colocar a pata em cima da sua mão e quando ele o fizer deve recompensá-lo imediatamente com a guloseima. Reforce  a resposta desejada com carinho e palavras de entusiasmo, para que o gato perceba que fez bem.

Repita o truque mais 4 ou 5 vezes. Lembre-se que os gatos apenas conseguem manter-se totalmente concentrados durante períodos curtos de tempo, pelo que não deve insistir em treinos muito longos. Sessões de 3 a 5 minutos são o ideal.

Tenha paciência. Muito dificilmente o gato irá aprender o truque à primeira e é com a continuidade do mesmo que este não o irá esquecer facilmente. O habitual é que o gato demore alguns dias para aprender o truque de dar a pata e que saiba reconhecer intuitivamente o comando utilizado para o mesmo.

Lembre-se que os gatos são animais bastante independentes, pelo que uma boa dose de paciência, persistência e especialmente muito carinho é essencial.


Adicionar Comentário