Como ensinar os seus cães e gatos a serem limpos

Quando trouxer um gato para casa, deixe-o andar à vontade, mas evite que ele saia à rua durante, pelo menos, 10 dias. Arranje uma caixa para o animal fazer as suas necessidades e encha-a com serradura. Tire todos os dias a parte que estiver suja. Duas vezes por semana, despeje completamente a caixa e lave-a com um desinfectante.

Um gato pequeno não deve sair de casa nem entrar em contacto com outros gatos antes de ter sido vacinado. A vacina é constituída por injecções administradas em duas doses quando o gato tiver 9 e 13 semanas.

Um cachorro também não deve sair de casa ou do jardim antes de ter sido vacinado contra a esgana e outras doenças infecciosas graves. Geralmente, a vacinação só está terminada quando o cachorro atinge os três meses.

Ensine o cachorro a fazer as suas necessidades numa folha de papel de jornal colocada sempre no mesmo lugar, Elogie-o sempre que ele fizer as suas necessidades no papel. Ao fim de uns dias, o cachorro dirige-se automati­camente ao lugar onde o ensinou a ir. Quando o cachorro puder sair, leve-o regularmente à rua logo a seguir às refeições (e a intervalos de cerca de duas horas entre as refeições). Leve directamente o cachorro ao lugar onde quer que ele faça as necessidades e elogie-O assim que ele as fizer.

A medida que o cachorro vai crescendo, passa a ser capaz de se conter durante mais tempo. No entanto, tem de estar atento às necessidades do animal se o cachorro, inquieto, se for sentar junto da porta de saída, está a dizer-lhe que tem de apressar-se a levá-lo até à rua.


Adicionar Comentário