Como ensinar o seu cão a acatar ordens suas!!

Os cães são capazes de aprender a associar certas ordens, chamamentos ou assobios a determinados actos ou objectos desde que se repitam as mesmas palavras e os mesmos assobios. A repetição e a uniformidade desses «sinais» acabarão por desencadear uma reacção automática do cão, mesmo quando o animal estiver distraído. O cão aprende depressa se todas as reacções correctas forem recompensadas com elogios.

Inicie ou termine a ordem pronunciando o nome do cão. Quando o animal obedece, diga-lhe «Muito bem!» e faça-lhe uma festa. Mas este elogio tem de ser comedido — os elogios exuberantes predispô-lo-ão para a brincadeira. Utilize sempre as mesmas palavras para dar a ordem e de vez em quando recompense o animal com uma guloseima ou um biscoito.

Sessões de treino para cães

Comece com sessões de 10 minutos, que poderão ser prolongadas posteriormente até 20 minutos. De princípio, pode ter de repetir cinco ou seis vezes o mesmo exercício ao longo de vários dias, mas sem exagerar para o cão não se cansar.

Use uma coleira de cabedal e uma trela de cerca de 2 m para ensinar o cão a sentar-se, deitar-se ou caminhar a seu lado. Para o ensinar a vir até ao pé de si ou a trazer objectos à mão, precisa de uma trela mais comprida.

Sentar o cão

Ponha o cão à sua esquerda (se você for destro). Segure na trela junto da coleira e obrigue-o a sentar-se. Elogie-o assim que ele se sentar. Repita o exercício até que o cão se sente automaticamente.

Cão Quieto

Faça o cão sentar-se e aquietar-se. Assim que se mantiver sossegado durante um ou dois minutos, vá até junto dele e elogie-o.

Sempre que levar o seu cão a passear num jardim ou no campo, repita o exercício (mais tarde, sem trela), aumentando gradualmente a distância a que se coloca e o tempo de imobilidade do animal.

Mandar Deitar um cão

Obrigue o cão a deitar-se, como se vê na gravura. Sempre que ele tentar levantar-se, repita a ordem «Deitado» e acrescente «Quieto». Repita o exercício até que o cão obedeça automaticamente e elogie-o ou recompense–o sempre que executar correctamente o exercício.

Ensinar o cão a Atravessar a rua

Ao pretender atravessar uma rua, dê ordem ao cão para se sentar e ficar quieto. Quando não houver tráfego, comece a andar com passo rápido, dando um puxão à trela e dizendo «Vamos». Nas zonas habitacionais, o cão deve ser sempre levado pela trela quando atravessa as ruas, pois o contrário constitui uma infracção à lei.

Andar a seu lado

Ensine o cão a andar junto da sua perna esquerda, com o focinho um pouco à frente do seu joelho. Enquanto caminha, segure com a mão esquerda a trela pelo meio, esticando-a ou afrouxando-a.

Se o cão ficar para trás ou se adiantar, dê um puxão à trela e repita a ordem. Se ele continuar a puxar pela trela, comece a andar em círculo ou descrevendo oitos, o que o obrigará a ficar a seu lado,

Sempre que levar o cão à rua, alterne judiciosamente os elogios e os puxões pela trela até que ele aprenda a caminhar a seu lado.

Vir até junto de si

Diga ao cão para ficar quieto e em seguida afaste-se, volte-se para trás e dê a ordem «Aqui!», puxando simultaneamente por uma trela bastante comprida (por exemplo, 3 m). Elogie-o quando correr para junto de si. Aumente a distância e, finalmente, quando ele reagir com prontidão, treine sem a trela.

Busca

Ponha um objecto conhecido na boca do cão para o habituar a ir buscar coisas e entregá-las à ordem «Dá!». Continue o exercício afastando-se e dizendo «Busca!». Atire o objecto para mais longe e repita a ordem. Elogie e recompense o animal sempre que traga o objecto correctamente à mão.

Escolas de treino de cães

Informe-se junto do seu veterinário ou entre em contacto com o Clube Português de Cani-cultura, que o esclarecerá sobre as possibilidades de treino do seu cão


One Response

  1. Andrea Brandao 19 de Setembro de 2012

Adicionar Comentário