Como dar medicamentos a animais

Sempre que tiver de dar comprimidos ou qualquer outro medicamento a um animal — em pó ou líquido —, segure-o com firmeza e fale-lhe para o acalmar.

Os gatos são mais nervosos do que os cães e têm mais tendência para resistir.

Se for o caso, peça a alguém que o segure de modo a ficar com as mãos livres; como alternativa, envolva o gato numa toalha, deixando só a cabeça de fora.

medicamentos

Comprimidos

Se se tratar de um gato, levante-lhe bem a cabeça com uma das mãos e pressione com a outra a mandíbula para lhe abrir a boca. Empurre o comprimido para a parte de trás da língua e feche-lhe a boca até o sentir engolir. Se se tratar de um cão, enfie-lhe o polegar pela boca (em direcção ao céu da boca), carregue na mandíbula inferior, coloque o comprimido na parte de trás da língua e feche-lhe a boca. Se o animal se recusar a engolir, ponha o comprimido num pequeno pedaço de carne e dê-lho.

A maneira mais fácil de dar é deitá-lo na tigela da água ou com leite. Se o animal não quiser beber, misture o pó na sua comida habitual.

Líquido

Utilize uma seringa de plástico e introduza o medicamento na seringa. Se for um cão, introduza a seringa no canto da boca. Segure-lhe a boca para cima e faça sair o líquido lentamente. Se for um gato, introduza a ponta da seringa logo atrás dos caninos e mantenha-lhe a boca virada para cima.


One Response

  1. Maria De Sousa 21 de Outubro de 2010

Adicionar Comentário