Como cuidar de um coelho de estimação

Os coelhos podem ser excelentes animais de estimação, especialmente os anões, pois apresentam dimensões mais reduzidas e são fáceis de manter no interior de casa.

A sua popularidade como animais de estimação tem vindo a crescer muito nos últimos anos, havendo cada vez mais donos que desejam proporcionar-lhes as melhores condições de vida.

Se está a pensar ter um coelho de estimação, mas não sabe como o tratar, então confira as nossas próximas dicas.

coelho

Antes de adotar um coelho, primeiro informe-se junte de bons criadores qual o tipo mais indicado para si.

Aconselhamos que adote um coelho de um criador registado e que verifique se o animal está de boa saúde. Lembre-se que um coelho vive alguns anos, pelo que terá pela frente um compromisso bastante longo e o dever de dar ao animal uma vida plena de saúde, conforto e, acima de tudo, muito carinho.

Antes da adoção, é também essencial que prepare a sua nova casa para o receber e que compre alguns artigos como:

  • Uma gaiola – A gaiola será essencialmente um local confortável onde o coelho poderá repousar, comer, brincar e fazer as suas necessidades fisiológicas. Existem gaiolas de diversos materiais, mas o fundamental é que sejam confortáveis e simples de limpar, de preferência com um tabuleiro que seja possível remover. É importante que a gaiola seja grande o suficiente para o coelho poder saltar e pôr-se em pé no interior
  • Comedouros – Adquira recipientes para colocar água e comida. Para a água, aconselhamos um bebedouro próprio para coelhos e outros roedores (parecido com um biberão) e que se vende em qualquer loja de animais. Para a comida, um comedouro pesado (de cerâmica, por exemplo) é o ideal.
  • Produtos de higiene – O seu coelho vai precisar de ser escovado regularmente (especialmente se tiver pelo comprido), de modo a evitar bolas de pelo no estômago. Um corta-unhas também deve ser adquirido, pois as suas unhas crescem rapidamente. Peça ao veterinário para lhe ensinar qual a técnica adequada para as cortar. Compre também um litter apropriado para o seu companheiro peludo poder fazer as suas necessidades. À venda existem WC’s que se colocam no canto da gaiola, mas também pode optar por simplesmente espalhar um pouco de litter no canto da mesma. Com alguma paciência e ensinamento, o seu coelho vai aprender a fazer as suas necessidades sempre no mesmo local. Lembre-se de limpar regularmente.
  • Transportadora – O animal de estimação vai precisar de ir ao veterinário ou de fazer pequenas deslocações. Por isso, uma transportadora de tamanho adequado e confortável é essencial. Contudo, reduza as deslocações do coelho ao mínimo possível, pois são animais bastante nervosos e estas “viagens” podem deixá-los bastante stressados.
  • Alimentação – Os coelhos necessitam de uma dieta própria e equilibrada. É fundamental que tenham sempre à disposição feno (verde), ração (de boa qualidade), água, pedras de cálcio (essenciais para compensar carência de cálcio e desgastar os dentes), frutas e vegetais (oferecidas ocasionalmente).

Adicionalmente, tenha o cuidado de proporcionar um lar seguro ao coelho. Lembre-se que o animal não deverá ficar o dia todo preso dentro da gaiola, por isso, tenha cuidado com fios eléctricos, plantas e mobília de madeira a que este poderá ter acesso enquanto estiver livre pela casa. O ideal é ter uma divisão onde o coelho de estimação possa andar livremente.


One Response

  1. Mary Rose Tauil 31 de Março de 2013

Adicionar Comentário