Como cortar as unhas a um gato

Os gatos são excelentes animais de estimação, mas necessitam de alguns cuidados especiais para os manter de boa saúde e a sua casa segura.

Um dos cuidados essenciais que precisa de ter regularmente com o seu gato é cortar-lhe as unhas. Contudo, este é um processo que pode gerar algum receio e dúvidas nos donos menos experientes, que acabam por desconhecer qual a técnica mais adequada a empregar.

Aqui deixamos algumas dicas úteis para saber como cortar as unhas a um gato.

Preparação

Cortar as unhas a um gato pode ser uma tarefa complicada dependendo do temperamento do animal. Por isso, é aconselhável que proporcione ao animal o ambiente perfeito.

Aconselhamos que evite cortar as unhas quando o gato não estiver com o estado de espírito adequado. Deixe o animal relaxar e acalmar, de preferência já com alguma sonolência.

Tenha à mão todos os objetos necessários para cortar as unhas ao gato, como um corta-unhas ou tesoura desinfetada, um pouco de água oxigenada (caso o animal sangre) e uma toalha (caso seja necessário envolver o animal para o imobilizar).

Como cortar as unhas

Gatos que vivem em ambientes de interior fechados, com pisos lisos ou que se sejam pouco ativos têm tendência para gastar também pouco as unhas, necessitando de um corte mais regular.

Em geral, não há mistério no corte, porém algumas pessoas têm receio em fazê-lo. Nesse caso é melhor pedir para que outra pessoa o faça por si.

Comece por sentar o gato confortavelmente no seu colo e pressione,com uso do dedo indicador, o meio da pata do gato a fim de que as unhas apareçam, uma vez que são retrateis. Consulte a imagem acima e com recurso a um corta-unhas próprio ou tesoura faça o corte preciso. Faça o corte em sentido diagonal e somente a parte branca.

Caso corte a parte rosada da unha (zona com nervos e sangue) use um pouco de água oxigenada para ajudar a estancar. É provável que o animal se queixe, pois irá doer (é como acontece connosco), mas tente manter a calma e controlar a situação. Caso o sangue não estanque, aconselhamos que se dirija ao veterinário.

Em gatos com unhas mais escuras, cortar as unhas torna-se ainda mais complicado. O que aconselhamos é que corte pouco, mas com maior regularidade, para que não efectue o corte no local errado, uma vez que é mais difícil identificar as zonas perigosas.

Com a regularidade do corte os gatos vão acabando por se habituar ao processo, acabando este também por se tornar mais simples. Aconselhamos é que torne sempre este momento agradável para os animais, podendo mesmo recompensá-los com uma guloseima no final.


One Response

  1. Octavio Tinoco Soares Filho 5 de Fevereiro de 2013

Adicionar Comentário