Como construir um lugar de nidificação para atrair pássaros selvagens

Em climas frios, os pássaros são por vezes obrigados a procurar e aceitar abrigo fora do seu meio natural. Em Portugal, é pouco comum que tal aconteça: no entanto, pode ser interessante construir um abrigo para tentar atrair algumas espécies.

Materiais para construir um lugar de nidificação para atrair pássaros selvagens

Todas as secções da caixa podem ser cortadas de uma única peça de madeira macia de 15 cm de largura, 2 cm de espessura e 1,45 m de comprimento. Para montar a caixa, precisará de duas dúzias de pregos galvanizados de cerca de 4 cm e uma dúzia de tachas. Para abrir e fechar o borda de trás do telhado fique com uma inclinação que lhe permita ajustar-se à peça das costas. Faça a base com 11,5 cm para encaixar entre as peças laterais e as costas com 46 cm.

Para abrir um buraco de entrada à frente, desenhe um círculo com um compasso e corte com um berbequim com broca de pua ou com um serrote de recortes. Faça um círculo de 6 a 8 cm de diâmetro para tentar atrair chapins, trepadeiras-cinzentas ou estrelinhas. Se preferir uma entrada aberta, corte metade da peça da frente.

Como unir as secções. Pregue uma das peças laterais à peça de trás, deixando 10 cm de margem no topo e no fundo. Pregue a base à parte de trás e à peça lateral, depois fixe a outra peça lateral à parte de trás e a base. Pregue a parte da frente com a borda em ângulo para cima e com inclinação para a frente.

Fixe a dobradiça à extremidade do telhado cortado em ângulo e a peça de trás com as tachas ou os parafusos. Faça dois ganchos de arame e prenda-os nos lados do telhado. Fixe os pitões para segurar os ganchos de modo que o telhado não seja levantado pelo vento.
Proteja a madeira com um produto não tóxico a pássaros selvagens.


Adicionar Comentário