Como calcular a idade de um cão em anos humanos

Já anteriormente explicámos num artigo como calcular a idade de um gato em anos humanos, por isso, desta vez vamos abordar o mesmo assunto, mas  para os nossos amigos cães.

Como sucede com os gatos, também erradamente as pessoas associam que cada ano de vida de um cão é equivalente a mais ou menos sete anos humanos. A verdade é que, mais uma vez, não é assim tão linear. Assim como os gatos, também a idade e envelhecimento de um cão varia consoante diversos fatores. A sua raça, sexo, peso, alimentação, entre outros fazem toda a diferença no seu amadurecimento e envelhecimento.

Aqui ficam algumas dicas para saber como calcular a idade de um cão em anos humanos.

 

 

Como já mencionado anteriormente, a raça do cão, o seu género, peso e condições em que vive podem ter um papel muito importante na sua longevidade e qualidade de vida. E tal não é de surpreender, pois o mesmo sucede connosco humanos.

Por exemplo, tanto as mulheres como as cadelas frequentemente têm uma esperança de vida mais elevada que os seus semelhantes do sexo masculino. Contudo, podemos fazer um cálculo generalizado: ao primeiro ano de vida do cão correspondem 15 anos humanos. Este cálculo é feito tendo em conta a comparação entre a idade em que os cães e humanos atingem a maturidade.

Os humanos vivem cerca de 5 vezes mais que os cães e, por essa mesma razão, acabam por desenvolver e amadurecer com maior lentidão que os seus companheiros de 4 patas.  Enquanto que um humano com 15 anos ainda está na fase da adolescência, um cão com a mesma idade já é um verdadeiro ancião.

Para conseguir calcular a idade de um cão em anos humanos precisa de ter esta diferença de maturidade em mente. Quando o cão tiver dois anos some mais 9 anos, ou seja, um cão com 2 anos = a 24 anos humanos. A partir daqui vá adicionando sempre mais 5 anos para saber a correspondência de idade do cão em relação a nós humanos.

Notas finais:

  • Tenha em atenção que este é um cálculo generalizado para um cão de tamanho médio. Um cão de raça grande vai ser sempre mais “velho” que um de raça pequena com idade semelhante.
  • A esperança média de um cão ronda os doze anos. Contudo, esta varia com a idade e não são raros os casos de cães que vivem mais anos ainda.
  • A maioria dos cães são considerados idosos quando atingem a idade de sete anos. No entanto, nas raças mais pequenas demoram mais 1 ou 2 anos a serem idosos e nas raças gigantes envelhecem 1 ou 2 anos antes.

2 comentários

  1. carlos barreiro 25 de Janeiro de 2013
    • Mônica 14 de Fevereiro de 2013

Adicionar Comentário