Coelhos como animais de estimação

Não junte na mesma gaiola coelhos adultos — especialmente se forem do mesmo sexo, pois é quase certo que lutarão. Junte um macho com uma fêmea apenas para acasalarem.

No geral, é preferível ter o coelho numa gaiola num lugar abrigado fora de casa ou, se tiver um quintal, numa pequena barraca. Não instale coelhos numa garagem — os gases do escape do automóvel podem matá-los — nem dentro de casa, pois o calor pode ser demasiado para eles.

coelho

Os coelhos devem ainda ter um recinto onde seja possível soltá-los para se mexerem mais à vontade. A não ser que esse recinto seja seguro, deverá vigiá-los para que não fujam nem sejam perseguidos por cães ou gatos.

A gaiola

Deve ter espaço suficiente para o coelho se estender e se pôr em pé – nunca menos de 90 cm de comprimento, 60 cm de largura e 45 cm de altura — e não estar assente directamente no solo para evitar a humidade. O telhado deve ser inclinado, com a parte de trás cerca de 5 cm mais elevada que a da frente, coberto de material impermeável e isolante, e deve ficar saliente a toda a volta da gaiola — pelo menos 7,5 cm na parte da frente.

Cerca de um terço da área da coelheira deve ser fechado com uma porta sólida; será a zona para dormir e para repouso. O resto da gaiola deve ter uma outra porta, coberta com rede de capoeira. Ambas as portas devem ter fechos. Certifique-se de que nada dentro da coelheira poderá magoar o coelho — as beiras da rede devem ficar entaladas entre as fasquias e no aro da porta.

A gaiola deve ser construída com placas de contraplacado de 13 mm numa estrutura de ripas de madeira macia de 5×2,5 cm, de modo que o coelho não possa roer a madeira com facilidade. Toda a madeira deve ser tratada com um produto que não seja tóxico para os animais. Se o chão for ligeiramente inclinado para trás com uma abertura para drenagem de cerca de 1,5 cm na base do painel posterior, poupar-lhe-á muito trabalho com a limpeza.

Alimentação coelhos

Dê comida aos coelhos duas vezes por dia, sempre às mesmas horas. Veja a porção que comem na primeira meia hora e daí em diante dê-lhes essa mesma quantidade. Ponha a comida num prato de barro pesado.

Dê-lhes todos os dias bastante feno fresco, bem como erva, couves, grelos, alface (pouca), cenouras, nabos ou rama de rabanetes. Não lhes dê rama de batata, ruibarbo ou favas. Certifique-se de que as ervas que lhes dá não foram tiradas de um jardim ou de uma sebe tratados com pesticidas na semana anterior ou pouco antes.

Nunca dê a um coelho as ervas cortadas de um relvado que tenham estado amontoadas e começado a fermentar; só poderá aproveitar as acabadas de cortar ou as devidamente secas.

Alguns coelhos também gostam de restos de comida, como bocados de torradas ou cascas de maçã ou de batata. Precisam igualmente de água fresca — deite-a numa tigela pesada. Não se preocupe se vir o coelho comer os seus próprios excrementos — é uma fase normal da digestão.

Como manter a coelheira limpa

Forre o chão da coelheira com camadas de jornal cobertas de palha, serradura ou aparas de madeira, deixando por cobrir apenas a área onde estão as tigelas da comida. Mude uma ou duas vezes por semana — mais frequentemente se houver uma ninhada.

Como pegar no seu coelho de estimação

Ponha uma das mãos por baixo da barriga do coelho para o levantar e a outra rapidamente por baixo da parte traseira para suportar o peso. Segure-o contra o peito, amparando a cabeça e as orelhas. Pegue frequentemente no coelho para lhe captar a confiança. Faça movimentos lentos, pois os movimentos ou ruídos súbitos e abruptos assustarão o animal e pode não ser fácil recuperar a sua confiança. Nunca levante um coelho pelas orelhas — pode magoá-lo desnecessariamente.

Coelhos bebés

Uma fêmea tem os filhos cerca de 31 dias depois do acasalamento. Certifique-se de que cerca de uma semana antes a coelha dispõe de muito feno e palha para fazer o ninho. Ela própria o fará, forrando-o com pêlo que tira do peito. Os coelhinhos nascem cegos e sem pêlo c não saem do ninho durante duas ou três semanas. Não toque no ninho — a palha está geralmente coberta de pêlo, que se pode ver subindo e descendo com a respiração dos coelhinhos. Certifique-se de que a coelha tem bastante comida e água enquanto está a amamentar. Não tire os coelhinhos à mãe antes de terem pelo menos seis semanas de vida.


Adicionar Comentário