Vantagens e desvantagens do biodiesel

Devido à consciencialização do aquecimento global e outras questões ambientais muitas pessoas procuram alternativas para os combustíveis tradicionais. O biodiesel é um tipo de combustível alternativo que é projetado para uso somente em motores a diesel.

O biodiesel é, normalmente, fabricado a partir de numerosos recursos naturais, como óleos vegetais ou gordura animal, através de uma série de reações químicas. O biodiesel é um dos principais biocombustíveis, seja, combustíveis biológicos fabricados a partir de ingredientes em vez de combustíveis fósseis. É possível que o biodiesel tenha uma mistura de petróleo em percentagens diferentes, que pode variar entre 1 a 99%. A percentagem da mistura de petróleo é conhecida por o número que se segue ao B. Por exemplo, um biodiesel que está marcado com B ^ significa que o biodiesel é 96% de petróleo. A percentagem dita, sempre, a quantidade de petróleo encontrado no tipo de combustível.
Saiba como fazer biodiesel caseiro neste tutorial passo a passo.

 

biodiesel

Vantagens do Biodiesel

1. Biodegradável

Um dos principais benefícios do biodiesel é que ele é biodegradável. É um combustível não tóxico que não causa estragos no meio ambiente, em caso de derrame. Isto significa que os derrames de biodiesel não causam o tipo de dano que outros derrames de combustível podem causar e ter sobre o meio ambiente, como um todo. Os derrames de biodiesel exigem algum tipo de tratamento mas causam muito menos danos.

2. Emissões menos nocivas

Muitas pessoas comparam os tipos de combustível pelas emissões que causam. O biodiesel é um dos combustíveis que liberta a menor quantidade de hidrocarbonetos e monóxido de carbono para a atmosfera. As vantagens ambientais que podem ser vistas, como resultado, são imensas. As emissões nocivas são reduzidas em cerca de 10 a 12%, o que é bastante substancial. Em áreas onde a qualidade do ar é uma preocupação para a saúde da vida animal, o biodiesel é recomendado. Atualmente, o biodiesel é o único biocombustível que passou os testes de emissões com êxito, em conformidade com a Lei do Ar Limpo.

O biodiesel não produz qualquer emissão perigosa. O biodiesel também é renovável. Na verdade, o óleo ou gordura de cozinha podem ser transformados em biodiesel.

3. É mais seguro

É não-tóxico e libera menos partículas quando queimado, reduzindo o risco de doenças respiratórias. As pesquisas mostram que é dez vezes menos tóxico do que o sal de mesa.

4. Pronto para Uso

O biodiesel está pronto para usar. Isto significa que não importa qual a mistura de combustível biodiesel que você usa, ele é projetado para ser utilizado de imediato e não requer modificações adicionais do motor. Uma vantagem é que pode ser usado para o aquecimento doméstico, como uma alternativa.

5. Matérias-primas baratas

O processo de produção pode transformar os óleos usados, graxas e gorduras num produto de abastecimento de combustível utilizável. Estes incluem óleo de cozinha usado e gorduras, que pode ser obtido de forma barata ou gratuita.

6. Benefícios Econômicos

Óleos e gorduras usadas podem fornecer uma fonte adicional de receita. Mais importante, muitos países do terceiro mundo começaram a produção de culturas de saída elevada do petróleo, tais como a palma e pinhão-manso, que podem oferecer uma faísca fiscal a estas economias.

7. Ajuda a prolongar a vida útil dos motores

O biodiesel contribui para a facilidade de movimento de um motor, também conhecido como a lubricidade. Estima-se que uma mistura de biodiesel de apenas 1% pode aumentar a capacidade de lubrificação do combustível por tanto quanto 65%. O biodiesel atua como um solvente, ajudando a soltar os depósitos e outros lixos no interior do motor. Também não deixa qualquer depósito. Como resultado, impede obstruções e prolonga a vida útil de um motor.

8. Pode diminuir a dependência do petróleo estrangeiro

A oferta mundial de petróleo está diminuindo mas as demandas de petróleo estão aumentando. Por ter uma fonte alternativa de combustível, o pais em questão pode ser menos dependente do petróleo importado. Os EUA tem plantações de soja como uma das suas principais culturas nacionais. Esta planta é um dos recursos naturais mais populares usados na fabricação de biodiesel. Ao investir mais no cultivo e processamento da soja para a produção de um fornecimento maior de biocombustíveis domésticos, os Estados Unidos podem ter uma segurança energética mais forte.

biodiesel4jpg

Desvantagens do Biodiesel

1. Gelificação

Embora o combustível biodiesel seja visto como uma excelente alternativa aos combustíveis mais nocivos, existem algumas desvantagens que são conhecidas. Em climas mais frios a gelificação ocorre com frequência no combustível biodiesel. Há uma certa temperatura em que o biodiesel começa a gelificar que pode dificultar a utilização. Isto significa que o biodiesel não é o tipo de combustível ideal para todas as regiões e todos os climas.

2. Decomposição

Outra desvantagem de usar o biodiesel no seu automóvel é que ele pode causar danos aos filtros e tubos. Os depósitos que este combustível pode libertar podem levar ao entupimento dos filtros e tubos. Esta situação é vista principalmente em misturas de biodiesel que são B20 e mais. As juntas e vedantes que degradam ao longo do tempo são comuns quando se usa alguns tipos de combustíveis de biodiesel. Esta decomposição do automóvel não é o ideal e é visto por muitos como uma grande falha.

3. Custo

O custo é sempre um fator que preocupa muitas pessoas. O combustível biodiesel pode ser uma melhor opção ambiental mas é muito mais caro do que outros tipos de combustível. É um dos combustíveis mais caros para os consumidores e esta é uma grande desvantagem que atrai muita atenção. O preço é um fator importante que é difícil de superar.
O B100 e outras misturas de biodiesel são mais caros para os consumidores do que o diesel. Este é o resultado do rápido aumento dos preços das matérias-primas e problemas de produção dos produtores.

4. Disponibilidade

Outra preocupação com o combustível biodiesel é a disponibilidade. Existem poucas estações de serviço que oferecem biodiesel como opção aos outos combustíveis. Isto significa que não é tão acessível quanto outros tipos de combustível, o que pode trazer inconvenientes para o consumidor. O biodiesel é também altamente inflamável, desta forma não é, normalmente, usado para ambientes comerciais ou residenciais.

5. Má qualidade

Muitos produtores têm sido incapazes de produzir biodiesel que atende à qualidade ASTM 6751 devido, principalmente, à sua incapacidade de remover todas as impurezas e água durante os processos de lavagem e refinação.

6. Redução da eficiência do combustível

Investigação mostra que a utilização de misturas de B20 pode reduzir a eficiência do combustível por 1 a 2%, e que existe uma redução de 10% na potência, em média. Desta forma você precisaria de 1,1 galões de biodiesel para igualar 1 litro de diesel normal.

7. O fabrico de biodiesel pode afetar o abastecimento de alimentos

Porque as plantas são utilizadas como matéria-prima do biodiesel e porque há uma alta demanda para o petróleo, os agricultores podem ser empurrados para as culturas exclusivas de plantas utilizadas como recursos naturais para os biocombustíveis. Isto pode levar a uma escassez de oferta de alimentos e um aumento nos preços de produtos para o consumo.
As fontes alternativas de combustível serão uma necessidade no futuro próximo. À medida que a consciência pública cresce, o biodiesel pode ser uma solução que vai ganhar um apoio mais positivo.


Adicionar Comentário