Como poupar os recursos hídricos

Hoje em dia, já todos têm a noção de que sem água o Homem não teria quaisquer hipóteses de sobrevivência. Por isso, torna-se absolutamente fundamental saber como poupar este recurso tão valioso.

Para sabermos como poupar os recursos hídricos de que o planeta dispõe, há que perceber a sua importância.

Cerca de 75% da superfície da Terra está coberta com água, já tendo em conta oceanos, mares, rios, lagos. Existem mais de 1,33 milhares de milhão de km3 de água no planeta, mas só uma pequena parte de toda esta água é de utilizar, uma vez que 97% correspondem à água salgada dos oceanos. Dos 3% restantes, 2,24% encontram-se gelados em glaciares, cerca de 0,6% da água doce existente está escondida sob a forma de água subterrânea e menos de 0,01% é que se encontra nos rios e, por isso, fácil de utilizar.

 Como poupar

Hoje em dia, o Homem consome 45 vezes mais água do que há 300 anos devido às culturas de regadio, à revolução industrial e ao próprio crescimento demográfico. Infelizmente, urge que todos aprendam como poupar os recursos hídricos, pois a água doce é utilizada com grande desperdício, nomeadamente no consumo doméstico, agricultura e atividades industriais.

Apesar de ser considerada como um recurso renovável, a água pode vir a tornar-se um recurso limitado, pois a sua quantidade está a ser ameaçada pelas atividades do Homem, além da preocupação proveniente do aumento que se prevê para a população mundial.

Assim, é perfeitamente possível partir de cada um de nós e das nossas casas contribuir para se poupar nos recursos hídricos do nosso planeta.

  • poupar-aguaUm bom ponto de partida é manter a canalização das nossas casas em bom estado. Caso haja necessidade, chame um canalizador, ou seja, no caso das torneiras não pararem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura.
  • Além disso, devemos lembrar-nos de fechar sempre bem as torneiras, pois uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia. Verifique, ainda, o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Isto vai evitar que água seja desperdiçada (bem como energia) enquanto espera que a água aqueça.
  • Aproveite estas dicas para fazer uma leitura regular do contador e da fatura da água para controlar os seus gastos.
  • Quando se tratar de usar a máquina de lavar roupa ou a de loiça, faça-o apenas quando tiver uma quantidade suficiente, ou seja, estiverem cheias, e tente usar programas curtos. Caso lave a loiça ou roupa à mão, use apenas a quantidade de água indispensável.
  • Se possuir uma pequena área á frente da sua casa, na via pública, não a lave. Deixe esse trabalho para as autoridades competentes e, sempre que puder, limpe os pavimentos exteriores a seco, optando por varrer em vez de os lavar.
  • Deixa-se, ainda, uma última sugestão de como poupar os recursos hídricos do nosso planeta e poupar na sua cozinha: quando cozer legumes, coloque na panela a quantidade de água suficiente para que fiquem cobertos, mantendo a panela tapada.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Ambiente · Como Poupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *