Cepos, como remover os tocos e as raízes de árvores!

As raízes das árvores podem atingir uma grande profundidade ou alongar-se debaixo do solo a uma considerável distância. Um cepo pode ser normalmente arrancado com correntes puxadas por um tractor, se houver espaço para tal, ou com um aparelho de força, como uma talha (sistema de cabos e roldanas).

A talha é presa numa das pontas ao cepo e na outra a uma árvore forte ou a qualquer ponto fixo e resistente. Antes de puxar, verifique o percurso de eventuais raízes fortes que se alonguem sob um relvado ou um edifício, por exemplo, e serre-as para evitar que a sua remoção cause estragos.

Se o cepo for muito resistente ou quiser arrancar uma grande quantidade de cepos num terreno espaçoso, pode valer a pena alugar um bulldozer para fazer o trabalho.

Outra maneira de nos desfazermos de um cepo é acelerar o seu apodrecimento, queimando-o em seguida. No topo do cepo abra buracos com uma broca, encha-os com cloreto de sódio e tape-os para impedir que a chuva entre. Cerca de um mês mais tarde, deite fogo ao cepo.


One Response

  1. Jorge Carriço Rentroia 6 de Novembro de 2013

Adicionar Comentário