Ajustar, lubrificar e soltar o fecho encravado do capô do carro

Se a alavanca ou o puxador de abrir o capô no interior do carro não funcionar, o defeito pode resultar do facto de o fecho estar demasiado apertado ou o mecanismo ter encravado por falta de lubrificação. Qualquer destas situações pode ter dado origem a uma terceira — um cabo partido ou deformado por esforços adicionais.

Como os fechos do capô estão preparados para resistir aos gatunos, não se abrem facilmente da parte de fora do carro, e impedir que se avariem é mais fácil do que consertá-los.

Funcionamento do fech do capô do carro

Na maior parte dos carros, o fecho é constituído por uma haste metálica com mola presa à frente do capô e uma pequena chapa metálica, situada por cima da grelha, accionada por mola e que se aloja numa ranhura da haste quando o capô é fechado.

O cabo de comando estende-se da alavanca até à chapa e, quando se puxa, desengata a chapa da haste. Quando está bem regulada, a haste deve adaptar-se à chapa sem esforço desnecessário sobre o capô, e este deve então ficar bem fechado.

Para ajustar o fecho, solte primeiro a contraporca. Aparafuse a haste para cima se o capô estiver solto demais, ou para baixo se estiver excessivamente preso. Volte a apertar a contraporca. Se a haste não entrar facilmente na sede, alivie os parafusos desta e baixe o capô com cuidado até que ela se introduza na sede. Levante o capo e volte a apertar os parafusos.

Mantenha a chapa e a haste lubrificadas, deitando-lhes de vez em quando umas gotas de um óleo fino.

Como soltar um fecho encravado do capô

Em alguns carros, pode atingir-se a parte de baixo do fecho retirando a grelha. Uma vez esta tirada, use uma chave de fendas forte para manter a chapa aberta; ou pode simplesmente puxar o cabo com a alavanca interior se ele não estiver partido. Caso contrário, terá de se meter debaixo da frente do carro para soltar a chapa ou puxar a extremidade do cabo com um alicate.

Com o fecho solto, procure a causa do encravamento e corrija-a, ajustando, lubrificando ou mandando colocar um fecho novo.


Adicionar Comentário