Recuperação de discos rígidos

Para a maioria de nós, os computadores tornaram-se uma parte essencial da vida e sempre que há um problema com o computador, especialmente se incluir a perda de ficheiros, afecta-nos bastante a mente. Existem pessoas que perdem discos inteiros com dados, no entanto, a recuperação de discos existe para auxiliar-nos quer na recuperação dos dados quer na recuperação de um disco rígido danificado.

A recuperação de discos rígidos normalmente é um procedimento utilizado sempre que existe uma avaria num disco, seja física, causada por um ataque de vírus, o sistema operativo tenha ficado corrompido ou acção humana. A recuperação de discos rígidos não se limita a restaurar o seu disco, também é utilizado para recuperar os seus dados que achava estarem perdidos, sendo apropriado para pessoas que tenham perdido informações importantes no disco, pessoas que tenham um disco corrompido ou até mesmo que o tenham formatado.

hard-disk-data-recovery-servicepy

O que acontece é que quando os ficheiros são eliminados pelo o utilizador, continua a existir “restos” de informação destes ficheiros no disco, apenas já não podem ser acedidos pelo utilizador. A ideia de que quando se eliminam dados, estes estão perdidos permanentemente não é totalmente verdade.

Apesar destes “restos” serem extremamente úteis na recuperação de discos rígidos, é preciso ter em conta o aspecto negativo de que os hackers utilizam muito ferramentas parecidas para invadirem o seu computador. Por isso, se fizer intenções de recuperar você mesmo os seus dados, utilize um software que tenha a certeza ser fidedigno.

A recuperação de dados de um disco não é mais que a reconstrução dos dados perdidos. Os dados serão construídos de novo através da recuperação do disco, independentemente destes terem sido eliminados ou não possam ser acedidos devido a uma falha mecânica no disco.

Outra nota importante que necessita de saber antes de efectuar o processo de recuperação é a seguinte, se ouvir ruídos peculiares vindos do seu disco ou se não o sentir trabalhar a falha pode ser considerada mecânica. Neste caso, leve o seu disco a um especialista, pois o disco provavelmente precisa de ser desmontado e reparado de modo a resolver o problema. Se isto lhe aconteceu, não desespere, mesmo quando existem falhas mecânicas ainda pode recuperar os dados perdidos utilizando a recuperação de discos rígidos.

 


Adicionar Comentário