As melhores dicas para fazer vídeos no YouTube

A visão tornou-se o mais usado dos sentidos humanos e a imagem é assimilada com muita eficiência e rapidez.

O YouTube corresponde hoje a 25% do tráfego de busca da Internet e tornou-se uma ótima maneira de impulsionar a visibilidade pessoal, artística ou de empreendimentos. Uma imagem vale mais que mil palavras. Uma postagem de vídeo vale mais que mil imagens.

Para iniciar suas postagens é preciso criatividade, ideia e uma boa câmera, som e iluminação, não que um celular ou um computador não possam ser usados, mas dê preferência pela qualidade, pois conta muito para um retorno favorável da pessoa que vai assistir.

Conheça as melhores dicas para fazer vídeos no YouTube.

 

como_fazer_video_no_youtube

 

Ideias inovadoras e criativas

Desenvolver algo criativo e inovador é fundamental para realizar um bom vídeo. Uma ideia é elaborada após um longo trabalho e muita pesquisa, ou pode surgir de repente, o importante é realizá-la.

O YouTube hospeda vídeos de milhões de usuários, blogs de vídeos, montagens, vídeos documentários, de comentários, comédias, clipes de vídeos (neste caso é preciso cuidado com direitos autorais). No vídeo pode-se compartilhar uma experiência com alguém distante, que não pode estar presente para vivenciar o momento. O que importa mesmo é deixar a sua página no YouTube atrativa para os visitantes.

Realização

O vídeo para o You Tube, em geral é curto, de dois ou três minutos, deve ser simples e ter um atrativo determinante para atingir as pessoas. Pertencer a um nicho ajuda, pois pode criar uma marca que a tornará reconhecida. Mas, se quiser sucesso imediato seja criativo nas fofurices, dancinhas engraçadas ou em cenas patéticas, o resultado é bombástico.

Com a câmera na mão, a ideia na cabeça, o próximo passo é a gravação. Execute as tarefas de configurar e preparar e em seguida grave o vídeo.

Grave os takes até chegar ao que se considera OK. O próximo passo é o da edição, que pode ser executada mesmo em programas simples e gratuitas como o Movie Maker, ou iMovie. Existem também outros programas de edição livres como o Avidemux, o MPEG streamclip ou o Lightworks (mais difícil de usar).

 

Ideias de vídeos

 

Vídeo Instrutivo- vídeos de orientação, que podem ser educacionais, didáticos, novas tecnologias, tutoriais, profissionais ou para sensibilização de uma causa.

 

Mostrar um talento- vídeos que mostram uma performance musical, teatral, artes, artesanatos, poéticas , de si mesmo ou de outro.

 

Manchetes-  vídeos para divulgar notícias atuais

 

Promocionais-  A publicidade descobriu o You Tube.  Monetizar (tornar rentável) é uma possibilidade ao divulgar um vídeo no You Tube.

 

Videologs (Vlogs) –  vídeos opinativos sobre a vida, o universo ou qualquer outra coisa. Comentários sobre tópicos dos mais diversos.

 

Vídeos divertidos-  vídeos de situações engraçadas e inusitadas

Imagens- vídeos sobre o planeta, belas paisagens, lugares exóticos, animais, pessoas, etc.

Stand up- vídeos de comedias e comediantes

Games – Os canais de gameplay também estão no You Tube, mas dentro desse segmento é importante inovar e criar em cima, senão fica sendo só mais uma cópia.

Pessoais- vídeos de casamentos, festas, eventos entre outros.

Assuntos Gerais– Culinária, dietas, embelezamento, saúde, atividades e exercícios físicos.

Pets – Vídeos sobre os animais domésticos

Upload

Para divulgar o vídeo no YouTube é preciso criar uma conta, através do gmail, é grátis. Clique em “Upload” no canto superior direito  e comece o upload do seu vídeo. É recomendado que se  faça upload legal, pois qualquer coisa que viole termos de uso do YouTube o vídeo será removido. Escolha um formato de edição de vídeo compatível, o formato do vídeo é o FLV, se o vídeo foi elaborado em AVI ou MPEG é preciso convertê-los.

Use a criatividade para colocar o título do vídeo e sua descrição. Devem chamar a atenção e despertar o interesse dos espectadores. Procure por um título curto e que vá direto ao assunto do vídeo, isso fará com que seja encontrado com facilidade nas buscas e pesquisas de internet.

A maneira básica para que o vídeo seja encontrado é adicionando  tags ( palavras-chave descritivas que afetam resultados de pesquisa). Marcas, como descrições, também devem estar relacionadas com o vídeo.

Publique o vídeo no FaceBook, Twitter e no Google plus. Copie o URL e cole-o para facilitar a busca. Anuncie em redes sociais.


Adicionar Comentário