Quais são os seus direitos como comprador no eBay

Os seus direitos como comprador no eBay

Quando comprar coisas no eBay, você paga ao vendedor, antes de lhe enviarem qualquer coisa. Isto significa que, como comprador, está vulnerável a todo o tipo de problemas. Pode não receber os itens que pagou, ou podem estar danificados ou defeituosos. Felizmente, tem dois direitos muito importantes, quando compra no eBay.

O direito de receber o seu item

Talvez o vendedor nunca enviou o item, ou talvez se tenha perdido no correio. Seja o que aconteceu, você pagou o item. Se não lhe chegar pelo correio, como descrito, você tem direito a uma substituição ou a um reembolso, seja a culpa do vendedor ou não.

O facto de você ter comprado algo no eBay, não significa que não tem exactamente os mesmos direitos que teria se o tivesse comprado numa loja (estes direitos são praticamente os mesmos em todo o mundo). Além disso, no âmbito da regulamentação do eBay, o vendedor não tem permissão para mudar de ideias sobre lhe vender o item: uma vez que termine o leilão, torna-se um contrato – você tem que comprar e ele tem que vender, ou enfrentar as sanções do eBay.

O Direito de que o item seja, tal como descrito no leilão

Às vezes, os vendedores não embalam os itens correctamente, e assim quebram-se. Às vezes eles escrevem descrições que são enganadoras ou simplesmente erradas, deixando de fora detalhes vitais que teria causado com que mudasse de ideias sobre a compra. Se isso acontecer consigo, novamente tem o direito a uma substituição ou a um reembolso.

Como posso utilizar os meus direitos de comprador no eBay?

Primeiro, deve entender-se com o vendedor – a maioria serão receptivos, não querem ter sua reputação prejudicada quando um comprador chateado deixar feedback negativo para todos seus futuros compradores verem. Se isso não funcionar, queixe-se ao eBay.
Embora que, o eBay não tenha muitas pessoas a lidar com as queixas, têm um conjunto de processos automáticos relativamente eficazes em lidar com problemas comuns que os compradores e os vendedores têm um com o outro.

Finalmente, se isso não funcionar, deve procurar aconselhamento junto de associações de consumidores no seu país, e como um último recurso da polícia. No entanto nunca terá que chegar a esse ponto, porque problemas no eBay que não possam ser facilmente resolvidos são extremamente raros.

Não seja demasiadamente rápido.

Lembre-se, não fique muito irritado, a ponto de ser injusto para com o vendedor: vendedores simpáticos concordam em restituir os itens que não chegaram até si, só para descobrir, algumas semanas depois que eles foram retidos nos correios para levantamento! Tente sempre comunicar da melhor forma possível, pense em tudo o que possa ter corrido mal. O eBay funciona melhor quando os compradores e vendedores resolvem seus problemas em conjunto, em vez de enviarem seus relatórios para as autoridades de imediato.

Mais do que não receber aquilo que pagaram, os compradores têm um problema totalmente diferente: sabiam o que estavam a pagar, mas não perceberam que o valor que estavam a pagar era excessivo, ou o produto é de baixa qualidade, ou uma farsa. O próximo artigo vai lhe dar uma lista de dicas sobre como evitar ser enganado, no eBay.


Adicionar Comentário