Como fazer um bom currículo

Um bom currículo é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo, pelo que saber como fazer um bom currículum é essencial.

Por tudo isto e muito mais, quanto mais bem feito o seu curriculo profissional, maiores oportunidades terá de arranjar emprego ou de começar a trabalhar, enfim, de entrar no mercado de trabalho.

De facto, e segundo especialistas de empresas de recursos humanos, os principais erros dos currículos que analisam estão relacionados com excessos, seja de experiências narradas, de inovação gráfica, de números de documentos. Referem, ainda, que não adiantará de nada entregar calhamaços, cheios de floreados mas carentes de dados objetivos e, pior ainda, com erros de português. Fique a saber que uma ou duas páginas, inclusivé para os mais experientes, é mais do que suficiente.

Como fazer um bom currículo

O saber como fazer um bom currículo é preciso que seja um documento bem escrito, em que esteja garantida uma apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas.

De facto, numa apresentação gráfica, a criatividade tem de ser moderada. Como fazer um bom curriculo implica o uso de uma fonte de letra que seja conhecida e muito utilizada, dando preferência à ausência de cores. Isto porque a pessoa que vai selecionar poderá imprimir o currículo a preto-e-branco , o que poderá implicar a perca de dados.

Em como fazer um bom currículo, no que toca aos dados pessoais, não deverá listar todos os seus números documentais. O que de facto é importante e que o currículo tenha nome, endereço, telefones (atualizados), email, data de nascimento e estado civil. Saiba, desde já, que o currículo só deverá ter uma fotografia se a vaga a que responder assim o solicitar.

Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo passa por economizar espaço

Quer isto dizer que não é preciso iniciar com as palavras Curriculum Vitae ou Currículo, pois poderá começar desde logo pelo seu nome. Isto não é um erro, mas poderá ajudar a dar uma boa impressão, ou seja, um currículo será muito mais conciso e, com isso, você só irá ganhar espaço e mostrar que está mais ligado à realidade do mercado.

Quando enumerar as suas experiências profissionais, concentre-se nas últimas três ou quatro empresas ou nos últimos dez anos de trabalho. Se se tratar de uma organização desconhecida, basta-lhe apenas uma linha para descrever o tipo de empresa e o tamanho.

Mas não se esqueça que será preciso indicar o seu cargo e quais foram as suas principais responsabilidades e os resultados que obteve.

Em como fazer um bom currículo, constatar as suas qualidades, como o ser analítico, líder, organizado não é necessário, de todo, pois elas irão ser analisadas sempre numa entrevista pessoal, por uma entrevista telefónica, ou mesmo, dependendo da empresa ou instituição, pela aplicação de testes técnicos e psicológicos. Ao invés, opte por descrever na área desejada, no campo Objetivo. Isso irá ajudar o selecionador.

O envio do currículo por email facilita a vida, mas lembre-se de o enviar em anexo ao texto do email. No assunto da mensagem, será necessário escrever algo como apresentação de currículo ou especificar a posição a que se candidata.

Por fim, em como fazer um bom currículo, saiba que no corpo do email, o ser objetivo só ficará bem, apresentando-se numa linha ou duas.


Adicionar Comentário