Como fazer uma planilha no excel 2007

É bastante provável que você já tenha tentado controlar os seus gastos com uma simples planilha genérica, que um amigo qualquer lhe passou.

No entanto, garanto-lhe que essa tarefa fica muito mais simples e fácil se você tiver uma ferramenta personalizada, com os seus gastos certinhos e reais, que adequam-se perfeitamente à sua necessidade.

A planilha que vamos construir hoje vai-nos indicar as receitas e despesas. Você vai estar sempre informado sobre a sua vida financeira.

Siga passo a passo a criação de uma planilha no Excel 2007:

  1.  O primeiro passo deste processo é organizar a planilha, escrevendo os 12 meses em colunas, após isso, é a hora de preencher a área das receitas, que é toda a sua entrada de dinheiro mensal, ou seja, aquilo que você ganha, como por exemplo o dinheiro vindo do salário, aposentadoria, aluguel, dinheiro de aulas particulares, etc.
  2. excel3No segundo passo você tem que preencher o campo das despesas, onde estarão todos os gastos registados durante o mês. Normalmente este campo é bastante grande e extenso, ele varia diretamente de acordo com o gasto individual, por isso mesmo, é importante adequar a planilha de acordo com as suas necessidades.
  3. Agora, você vai ter que escolher todas as colunas da secção das Receitas, incluindo a linha ”Total de Receitas”. Clique na aba início, selecione Número > Moeda > Casas decimais 2> Símbolo da sua moeda e clique em OK.
  4. Após isso, escolha todas as colunas da secção Despesas, incluindo a linha ”Total de Despesas” e a linha ”Quanto sobrou”. Clique na aba início, seleciona Número > Moeda > Casas decimais 2 > Símbolo da sua moeda e clique em OK.
  5. No espaço ”Total de Receitas”, escolhe a célula do primeiro mês (janeiro). Clique na aba Fórmulas > Matemática e Trigonometria > Soma.
  6. Após fazer isso você irá ver na tela Argumentos da Função. Escolha as células desejadas e clique em OK.
  7. Para que todas as células de ”Total de Receitas” fiquem com a mesma fórmula, você tem que clicar numa célula, que neste momento já tenha a fórmula, e arrastá-la até a última célula.
  8. Agora você vai ter que clicar no ”Total de Despesas” do primeiro mês. Após isso vá até a aba Fórmulas > Matemática e Trigonometria > Soma.
  9. Se fizer tudo certinho, você irá ver a tela Argumentos da Função. Escolha as células que deseja e clique em OK.
  10. Para que todas as células de ”Total de Despesas” fiquem com a mesma fórmula, você tem que clicar numa célula , que neste momento já tenha a fórmula, e arrastá-la até a última célula.
  11. Para calcular o ”Quanto Sobrou?” vá até a célula e digite =Soma(Total Receita – Total Despesa).
  12. Para que todas as células de ”Quanto Sobrou?” fiquem com a mesma fórmula, você tem que clicar numa célula , que neste momento já tenha a fórmula, e arrastá-la até a última célula.
  13. Agora você vai ter que lançar as receitas do mês e verificar os campos ”Total de Receitas” e ”Quanto Sobrou?”, numa fase inicial elas ambas vão ter o mesmo total, pois ainda não foi feita nenhuma despesa.
  14. Após ter lançado as despesas, o campo ”Quando Sobrou?” ficou totalmente atualizado com o salto total do mês.

E são estas as etapas para saber como fazer uma planilha no excel 2007.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Software · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *