Como economizar Internet 3G

Muitas vezes deparamo-nos com surpresas mensais no que respeita ao uso da Internet 3G nos nossos aplicativos.

Por isso, caso ainda não tenha pensado muito sobre o assunto, fique a saber como economizar a Internet 3G, evitando surpresas de maior na conta.

Dicas de poupança

De facto, tanto os planos pré como os pós-pagos são cada vez mais comuns. Muitos destes planos oferecem apenas cerca de 100MB de navegação, pelo que muitas pessoas já terão tido algumas surpresas na conta no final do mês, ou mesmo tendo ficado sem créditos de um dia para o outro. Todas as operadoras cobram um valor certo por cada megabyte que exceda os 100 previstos.

 

como-economizar-Internet

 

Assim, para evitar essas surpresas e mesmo conseguir economizar a Internet 3G, conheça algumas dicas e ponha-as em prática.

  • Se é daquelas pessoas que acede muitas vezes à Internet através do seu telemóvel, por exemplo, o mais recomendável é usar um navegador específico, por exemplo o Opera Mini, que comprime os dados que recebe e envia para a Web pelo que vai consumir menos megabytes de Internet. Além disto, aperceba-se como o próprio navegador também vai carregar páginas com maior rapidez.
  • Outra questão, e que não se pode esquecer, é a de desligar a Internet sempre que não a estiver a utilizar. Para economizar a Internet 3G deverá mesmo desativar o seu 3G pois, mesmo e espera, os aplicativos do telemóvel ou tablet estarão sincronizados nas redes sociais, emails e outros, pelo que cada pessoa vai acabar por subaproveitar o seu plano de dados. Para desativar o 3G no sistema Android, por exemplo, basta carregar no botão que desliga o aparelho e selecionar a opçao referente à Internet.
  • Tenha em conta os dados em segundo plano. Estes são alguns dos grandes culpados do consumo de dados, e são os serviços como geolocalização (Google Earth ou Instagram), pois continuam a usar o 3G, mesmo quando o telemóvel está em espera (a menos que desligue a internet do aparelho). Para gerir, capacitar ou mesmo desativar os dados em segundo plano, bastará ir a Configurações – Contas e Sincronização e marcar a opção que deseja.
  • Deverá usar Wi-Fi sempre que puder, ou seja, ligar-se a uma rede Wi-Fi. Muitos restaurantes, empresas e locais públicos oferecem internet sem fios, pelo que só há que aproveitar. Mas lembre-se que não é de recomendar a utilização de aplicativos bancários ou fazer qualquer tipo de transação financeira numa rede aberta. Assim, se tiver de o fazer, então sim, use o 3G.
  • Aproveite os aplicativos que encontra, por exemplo, no Google Play. Poderá encontrar vários aplicativos gratuitos que ajudam na monitorização e economizar Internet 3G no seu aparelho. Para quem não conhece, por exemplo, o Onavo mede a quantidade de dados enviados para a Web, mostrando qual é o app que mais consumo de 3G faz.
  • Por fim, só para relembrar que aplicativos musicais e de video como o TuneIn Radio ou o Youtube são os campeões de consumo de internet nos aparelhos móveis.

Com estas dicas simples vai saber como economizar Internet 3G.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Como Poupar · Internet · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *