10 Dicas para tornar o seu computador mais seguro

Actualmente, cada vez mais pessoas utiliza o seu computador para tudo, desde comunicação, a transferências bancárias, a compras, etc. À medida que o fazemos cada vez mais no nosso dia-a-dia, vamos-nos expondo mais a hackers, crackers e burlas. Uns podem ter como objectivo furtar os seus dados pessoais, outros simplesmente podem querer controlar o seu computador para utiliza-lo em ataques a outros alvos. Em baixo deixamos 10 dicas muito simples que você pode seguir para tornar o seu computador mais seguro.

1- Faça backup dos seus dados importantes com regularidade e armazene-os num dispositivo separado do seu computador.

2- Actualize, sempre que possível, o seu sistema operativo, navegador de Internet e software.

3- Instale uma firewall. Sem uma boa firewall, os vírus, worms, cavalos de Tróia, malware e adware podem aceder ao seu computador com facilidade através da Internet.

 4- Configure as definições de segurança do seu email e navegador de Internet para o mais elevado possível. Porque é que deve fazê-lo?  O Active-X e o JavaScript são bastante utilizados pelos hackers para implantar programas maliciosos no seu computador. Apesar dos cookies serem relativamente inofensivos em termos de quebra de segurança, estes deixam vestígios dos seus movimentos na Internet permitindo que criminosos sejam capazes de traçar o seu perfil.

5- Instale um software de antivírus e configure as definições de actualização para receber actualizações automáticas, assim, será sempre capaz de detectar os vírus mais recentes.

00_lock_and_chained_computer

6- Nunca abra anexos de emails desconhecidos. E não basta reconhecer o remetente, pois os vírus propagam se através de contactos que você conhece. Desconfie sempre de um email enviado com anexo.

7- Não execute programas em que o fabricante é desconhecido, nem envie este tipo de programas para amigos e colegas de trabalho, pois estes programas podem conter cavalos de Tróia à espera de infectar os seus computadores.

8- Desactive a opção de pastas e ficheiros ocultos. Mesmo que alguns ficheiros continuem ocultos, terá uma maior possibilidade de encontrar algum ficheiro que não pertence às suas pastas.

9- Desligue o seu computador da corrente ou da Internet quando não o estiver a utilizar. Um hacker não conseguirá atacar o seu computador se este estiver desligado da rede ou da corrente.

10- Considere criar um disco de arranque ou uma pen de arranque no caso do seu computador for danificado ou comprometido por um programa malicioso. Atenção, você necessita de tomar esta medida antes de sofrer um ataque por parte de um vírus.


Adicionar Comentário