Como jogar Bilhar inglês

O bilhar inglês, raro em Portugal, é jogado com três bolas, duas brancas com uma vermelha. As brancas são as bolas dos jogadores uma para cada jogador, uma delas marcada com um ponto negro. O jogo abre com o primeiro jogador batendo a bola vermelha com a sua, colocada esta em qualquer posição no interior do semicírculo da linha de demarcação, chamada o D, e a vermelha sobre uma marca no lado oposto da mesa.

O objectivo do jogo é a marcação de pontos com pois, cannons e in-offs.

O «pot»

É a jogada em que o jogador bate com a sua bola noutra por forma a meter esta última na bolsa. O pot da bola vermelha marca 3 pontos, e esta regressa à sua marca. O pot da outra bola branca marca 2 pontos, e esta última mantém-se na bolsa até que o jogador cm campo acabe a sua jogada. O seu adversário poderá então retomar o jogo a partir do D. Muitos jogadores consideram pouco desportivo fazer um pot com a bola do adversário. Isto pode, aliás, ser contraproducente, porque após esse golpe não é possível fazer um cannon.

O «cannon»

Dá-se com as três bolas na mesa, quando a bola do jogador que joga carambola nas duas outras na mesma tacada. Esta jogada marca 2 pontos.

O «in-off»

Quando a bola do jogador acerta numa das outras e entra na bolsa, o jogador marca 2 pontos se a última bola batida tiver sido a branca e 3 pontos se tiver sido a vermelha. A bola do jogador volta ao D para a lacada seguinte.

«Breaks» e penalidades

A vez de cada jogador termina quando este falha um golpe, e o total de pontos atingidos durante a jogada chama-se um break. Ao incorrer em penalidades, os pontos são concedidos ao outro jogador: se uma jogada não acerta em nenhuma das outras bolas ou a bola do jogador entra na bolsa sem tocar numa das outras, a penalidade é de 2  pontos.

O jogo termina quando é atingida por um dos jogadores uma meta pré-combinada por exemplo os pontos ou um determinado tempo limite também MILHAR FRANCÊS; SNOOKER.


Adicionar Comentário