Principais sintomas e possíveis complicações da Papeira.

A papeira, ou parotidite, é uma doença que afecta principalmente as crianças com mais de 2 anos. Todavia, os adultos também podem ser atingidos por esta doença vulgar e altamente infecciosa.

O principal sintoma da papeira é o inchaço, ou tumefacção, da glândula salivar situada à frente e abaixo da orelha. Um ou dois dias mais tarde, a glândula do lado oposto e/ou as outras glândulas salivares (sob a maxila e sob a língua) podem também aumentar de volume.
Pode ainda verificar-se a tumefacção, acompanhada de dor, de outras glândulas. Uma inflamação no escroto em indivíduos do sexo masculino que tenham ultrapassado a puberdade indica a existência de bronquite. Em raparigas, a inflamação dos ovários ou do pâncreas pode causar dores no abdómen.
Os pacientes podem ainda ter dores de ouvidos ou dores durante a mastigação. O período de incubação é de 15-21 dias. A saliva contém o vírus desde aproximadamente seis dias antes da tumefacção das glândulas e até duas semanas após o desaparecimento desta. Dado que pode haver transmissão da doença antes do aparecimento dos sintomas, raramente se isolam as pessoas com papeira. A papeira, em geral, cura-se numa semana. Consulte o médico. Este pode receitar analgésicos ou tratar quaisquer complicações que surjam, O risco de complicações é ligeiramente superior em adultos.


Adicionar Comentário