Interferência nos rádios de automóveis

Como livrar-se de zumbidos e estalidos O sistema de ignição, o circuito de carga e os acessórios eléctricos são a principal fonte dc interferências num rádio de automóvel. Estas podem sei transmitidas através tia antena ou conduzidas até ao aparelho pela sua própria instalação eléctrica.

Antes ele procurar a fonte das interferências, verifique se o rádio tem uma boa ligação a leria e se há um bom contacto à terra entre a antena e a carroçaria do carro.

Veja também o condensador variável da antena, ajustável por meio de um parafuso pequeno situado, em aparelhos modernos, por irás do botão de sintonia. Sintonize o rádio para uma estação de fraca potência  num comprimento de onda de cerca de 200ni e rode o parafuso com uma chave de parafusos pequena até obter a potência máxima do sinal.

A maior parte das interferencias é facilmente identificável: os estalidos ou barulhos irritantes que aumentam com a velocidade de rotação do motor tem origem no sistema de ignição: se se tratar de um som lamuricnto que sobe de intensidade com a velocidade do motor, é provável que a causa seja o gerador. Outros barulhos provém dos componentes eléctricos, como os limpa-pára-brisas ou a ventoinha de aquecimento, e só aparecem quando o componente está ligado.

Interferências provocadas pelo sistema de ignição

Surgem sob a forma de estalos violentos gerados pelo circuito de alia tensão. Se os fios condutores das velas de ignição e o fio que liga a bobina ao distribuidor têm uma alma impregnada de carvão identificável pelo valor de resistência marcado no revestimento exterior, têm também supressão incorporada, que pode avariar-se se os fios são esticados ou danificados. Substitua todos os fios condutores suspeitos.

Os fios com filamento de cobre, usados em carros mais antigos, precisam de supressores no cabo de alta tensão da bobina para o distribuidor e em todas as velas. Existem dois tipos de supressores AT: um deve ligar-se ao topo da bobina, o outro ao cabo de alta tensão corte o fio e aparafuse as extremidades do supressor. Os supressores das velas estão incorporados nos respectivos cachimbos.

As interferências de baixa tensão (BT) barulhos irritantes provocados pelo interruptor da ignição podem ser anuladas adaptando um supressor de 1 uF (microlarad) ao pólo positivo ( + ) da bobina. Se tem um rádio FM, coloque um supressor com dois fios condutores, ligando um deles â terra. Coloque-o por baixo do parafuso de fixação da bobina.

Interferências provocadas pelo gerador

O gerador, seja ele um alternador ou um dínamo, pode ter um supressor se lhe adaptar um condensador de 1 a 3 uF para um dínamo ou de 3 uF para um alternador à saída do terminal. Monte-O debaixo de um dos parafusos que fixam o gerador.

Interferências provocadas pelos acessórios

Todos os motores eléctricos de um automóvel geram pequenos campos magnéticos que são geralmente amortecidos pela carroçaria quando o capo está baixado. As interferências podem ser conduzidas pelo cabo de alimentação. Tente reconduzir o cabo ou adapte-lhe um filtro. Ou, em alternativa, ligue supressores de 1 ou 2 F entre a alimentação do acessório e a terra.


One Response

  1. Francisco Paiva 16 de Outubro de 2010

Adicionar Comentário