Como tratar cãibras

As cãibras é uma contrações involuntárias de um músculo ou músculos.

Por vezes, podem ser bastante dolorosas, com a duração de alguns segundos ou até vários minutos.

Normalmente são consequência de uma falta de coordenação muscular, desidratação, deficiência nutricional, excesso de esforço ou de arrefecimento, como acontece, por exemplo, quando se está a nadar. Longos períodos de inatividade ou ficar sentado na posição inadequada pode também provocar cãibras.

Seguem-se algumas dicas para tratar cãibras e sentir-se melhor. Confira-as!

Cãibra na barriga da perna ou no pé

Neste tipo de cãibra, quem está a sofrer com a cãibra pode solucionar o problema sem ser necessário ajuda. Basta endireitar a perna, pondo-se de pé e fazendo força sobre os dedos dos pés. O alívio será quase imediato.

Se for necessário ajuda, então deite a vítima, endireite-lhe o joelho e os dedos dos pés e levante-lhe o pé com firmeza na direção da canela, de forma a esticar o músculo afetado.

Cãibra na coxa

Neste caso é necessário recorrer à ajuda de outra pessoa para solucionar o problema da cãibra. Sente a vítima, endireite-lhe o joelho de forma a que fique o mais rígido possível. De seguida, levante-lhe o calcanhar com uma das mãos e com a outra deve ser feita alguma pressão sobre o joelho.

Cãibra na mão

Comece por endireitar os dedos fazendo força com cuidado. A vítima deverá abrir a mão e exercer pressão sobre a ponta dos dedos.

Orientações gerais

Em alguns casos a cãibra pode causar outros sintomas como transpiração, vómitos ou diarreia. Aconselhamos que nestes casos mais graves dê à vítima bastante água ligeiramente salgada (meia colher de sal para 0,5 l de água).

Beba líquidos, de preferência um isotónico. A causa dos espasmos pode ser um desequilíbrio de eletrólitos; hidratar-se com um isotónico pode ajudar a restaurar o equilíbrio.

Uma excelente forma de aliviar a dor da cãibra é colocar gelo sobre o membro afetado, de modo a adormecer os nervos nessa zona. A aplicação do gelo na área da cãibra irá também ajudar o músculo a relaxar.

Em alternativa ao gelo, pode também encontrar à venda diversos bálsamos analgésicos que produzem os mesmos resultados e alívio. Assim como o gelo, eles aliviam a dor no músculo, permitindo que ele relaxe e dissipe a cãibra. Massageie o bálsamo e deixe o músculo descansar. Contudo, é preciso ter em conta que alguns destes produtos podem causar reações indesejadas ou até nem funcionar. Torna-se, por isso, absolutamente essencial que respeite criteriosamente as indicações do fabricante no momento da aplicação se pretende tratar cãibras com sucesso e sem problemas acrescidos para a sua saúde.


Adicionar Comentário