Como limpar e proteger os seus ouvidos

A limpeza dos ouvidos não deve incluir a remoção do cerúmen mole, segregado por umas pequenas glândulas existentes no ouvido externo, que serve para proteger contra as infecções o tecido delicado do ouvido. Se o cerúmen endurecido provocar surdez ou uma sensação de turgidez no ouvido, procure um médico para fazer uma lavagem. Pode amolecer o cerúmen endurecido deitando no ouvido, à noite, duas ou três gotas de azeite ou um amaciador especial, que pode comprar em qualquer farmácia. Para que o líquido se conserve no ouvido, coloque um pequeno tampão de algodão. Faça este tratamento durante três dias consecutivos antes de ir fazer uma lavagem.

Proteja a sua audição

É natural que, com a idade, a acuidade auditiva vá diminuindo em resultado do processo de envelhecimento, que não pode ser evitado. O que pode e deve tentar evitar é a surdez provocada pela exposição a ruídos intensos. Se a sua audição está em risco, em casa ou no seu local de trabalho, e não pode evitar essa situação, use protecções especiais para os ouvidos, semelhantes a auscultadores de rádio, que se revelam mais eficientes que os vulgares tampões. Sc trabalhar num ambiente muito barulhento, faça um teste de audição pelo menos uma vez por ano.

Remoção de um corpo estranho

Não tente retirar o corpo estranho do ouvido, pois pode provocar lesões mais graves, como uma otite externa ou uma perfuração do tímpano. Se tem qualquer coisa alojada no ouvido, ou suspeitas, caso se trate de uma criança, procure imediatamente assistência médica.

Prevenção

Não tente limpar cera ou qualquer outro objecto do canal do ouvido externo com cotonetes. Arrisca-se a empurrar a cera — e possivelmente também fios de algodão — mais para dentro do ouvido. Use cotonetes só para limpar com cuidado o ouvido externo.


Adicionar Comentário