Como Aliviar o Stress

Coma bem para se proteger do stress

As glândulas supra-renais são parte integrante do sistema endócrino hormonal, desempenhando um papel determinante na regulação das reacções do organismo ao stress. Evrte alimentos que sobrecarreguem as glândulas supra–renais, particularmente a cafeína, o açúcar e o álcool. Os nutrientes importantes na saúde das supra-renais são a vitamina C, o ácido pantoténico (vitamina B5), a vitamina B6, o magnésio e o zinco.

A vitamina C encontra-se em muitos frutos e legumes, incluindo o melão cantaloupe, brócolos, pimentos vermelhos, laranjas e morangos.

Os alimentos ricos em ácido pantoténico são: abacate, ovos, galinha, cogumelos, salmão e iogurte. As lentilhas, o tempeh, a truta, o atum e as bananas são boas fontes de vitamina B6. O zinco está presente nas pevides de abóbora e sementes de sésamo, feijão-preto, ostras e mexilhões. As amêndoas, milho, halibute, tofu e ervilhas são ricos em magnésio.

Suplementos Alimentares para combater o stress

Existem vários suplementos alimentares que fortalecem o organismo contra o stress emocional, entre eles as vitaminas do complexo B (tome 50 mg duas vezes por dia), que auxiliam as glândulas supra–renais; o magnésio (tome 500 mg uma vez por dia) e o cálcio (tome 1000 mg uma vez por dia), possuindo ambos um efeito tranquilizante natural.

Tire tempo para si vai ver que alivia o stress

Acha que não pode tirar tempo algum para relaxar? Pois este é um sinal de que precisa realmente de o fazer Reserve um mínimo de duas pausas de 15 minutos por dia para acalmar e concentrar-se. Medite, enfie-se num banho de aromaterapia, ouça música relaxante ou não faça absolutamente nada. Além disso, marque um encontro consigo próprio uma vez por semana para um chá, uma massagem, um passeio com um amigo ou algo com que se sinta bem. Registe estes compromissos na sua agenda, tal como regista outros compromissos.

Inalador de alfazema

Para aliviar o stress e a ansiedade, coloque uma gota de óleo essencial de alfazema num lenço de mão ou pano e inspire quantas vezes desejar.

Desenvolva a resistência ao stress com ginseng

O ginseng-siberiano é excelente para fortalecer as glândulas supra-renais e auxiliar o corpo a adaptar-se mais facilmente ao stress físico e emocional. Compre um extracto que tenha sido padronizado para eleuterósido (considerado o principal componente activo do ginseng), e tome cerca de 250 mg duas vezes por dia. E seguro tomar até seis semanas. Atenção: Se tem tensão alta, consulte o seu médico antes de tomar ginseng.

Chá de camomila e erva-dos-gatos

As ervas são aliados maravilhosos em períodos de stress. A camomila e a erva–dos-gatos são relaxantes e ligeiramente sedativas.

Como Fazer o chá de camomila e erva-dos-gatos

  • 250 ml de água a ferver
  • 1 c. chá de camomila seca
  • 1 c. chá de erva-dos-gatos seca

Verta a água a ferver sobre as ervas. Tape, deixe em infusão durante dez minutos e coe.
Adoce com mel, se preferir Beba três chávenas por dia.

Chá de valeriana sedativo

A valeriana é um poderoso e seguro sedativo e é útil em casos de stress e ansiedade extremos.

Como Fazer Chá de valeriana sedativo

  • 250 ml de água a ferver
  • 1 c. chá de raiz de valeriana seca

Para preparar o chá de valeriana, verta a água a ferver sobre a raiz seca e tape para evitar que os óleos essenciais terapêuticos se evaporem. Deixe em infusão durante dez minutos e coe.

Beba até três chávenas por dia. Dado o sabor forte, poderá preferir tomar cápsulas ou extracto.Tome uma ou duas cápsulas de 300-500 mg por dia, ou meia ou uma colher de chá de extracto até três vezes por dia.

Atenção: A valeriana pode provocar dor de cabeça e espasmos musculares. Não exceda a quantidade recomendada nem tome por períodos prolongados.

Banho para aliviar o stress

Os óleos essenciais de alfazema, sândalo e ylang-ylang produzem um banho calmante. Os sais de Epsom são ricos em magnésio, ajudando a aliviar a tensão física e emocional.

Como preparar o Banho para aliviar o stress

  • 250 g de sais de Epsom
  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 5 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

Junte os sais de Epsom enquanto enche a banheira com água morna. Adicione os óleos essenciais misturando-os na água imediatamente antes de entrar na banheira. Relaxe profundamente durante pelo menos 20 minutos e torne a experiência ainda mais luxuriante com luz de velas, uma almofada de banho e um roupão quente para se embrulhar depois.

Respire para relaxar

Abrandar conscientemente a respiração até atingir um ritmo padrão envia ao seu corpo e à sua mente a mensagem para relaxar Sente-se ou deite-se numa posição confortável. Inspire profundamente. Expire através da boca entreaberta. Feche a boca e inspire lentamente através do nariz contando mentalmente até cinco. Expire então completamente através da boca contando até dez. Demore o tempo que precisar até que a expiração demore o dobro do tempo da inspiração. Repita o ciclo durante cinco respirações completas. Pratique este exercício pelo menos duas vezes por dia e sempre que sinta tensão ou ansiedade.

como-aliviar-stress


11 comentários

  1. silvia 25 de Abril de 2010
  2. paulo 7 de Janeiro de 2011
  3. Karina 24 de Janeiro de 2011
  4. Emerson Barbosa 9 de Maio de 2012
  5. Miriam Lima 23 de Maio de 2012
  6. Lírio Nelma 6 de Junho de 2012
  7. Regina Lucia Larciprete 8 de Abril de 2013
  8. Carlos Ivo da Silva 23 de Abril de 2013
  9. Andressa Araujo 30 de Junho de 2013
  10. higino joaquim maungue 21 de Novembro de 2013
  11. Antonio Dos Santos 9 de Novembro de 2014

Adicionar Comentário