Como Aliviar Dores de Cabeça

As Dores de Cabeça ou cefaleias de tensão são provocadas pela ansiedade, tensão nervosa, tensão ocular, postura incorrecta ou tensão muscular nos ombros ou pescoço. As enxaquecas são provocadas por uma expansão dos vasos sanguíneos na cabeça. Também as constipações e gripes, alergias, TPM e problemas digestivos podem provocar dor de cabeça.

Soltar o muco para aliviar as dores de cabeça

Os alimentos picantes, como o rábano e as malaguetas, aumentam o fluxo sanguíneo e libertam as secreções de muco nos seios perinasais, aliviando a congestão que provoca este tipo de cefaleias.

Chá de ervas para cefaleias de tensão

O gengibre faz diminuir a produção de químicos causadores de dor A camomila e a tília são calmantes suaves que ajudam a aliviar a tensão física e emocional.

Como fazer o Chá de ervas para cefaleias de tensão

  • 250 ml de água
  • 1 c. chá de raiz de gengibre picada de fresco
  • 1 c. chá de camomila seca
  • 1 c. chá de flor de tília seca

Ferver o gengibre num tacho tapado durante cinco minutos. Retirar do lume. Juntar a camomila e a tília e deixar infundir dez minutos. Coar, adoçar e beber quente.

Atenue a dor de cabeça com uma compressa de aromaterapia

A alfazema alivia o stress físico e mental e a manjerona possui propriedades profundamente relaxantes. Adicione cinco gotas de óleos essenciais de ambas as plantas a uma bacia de água fria. Embeba duas toalhas na água e torça ligeiramente. Deite-se e aplique uma toalha na testa e a outra na base do pescoço. Descanse durante 30 minutos.

Massagem de alfazema para aliviar uma dor de cabeça

Para aliviar uma cefaleia de tensão, massaje as têmporas com duas ou três gotas de óleo essencial de alfazema.

Valeriana para as dores de cabeça

A valeriana ajuda a atenuar a dor das cefaleias de tensão ou enxaquecas.Tome meia colher de chá de extracto de valeriana diluído em água morna a cada 30 minutos até a dor diminuir (até três colheres de chá por dia).

Banho de pés para alívio da dor de cabeça

Para ajudar a atenuar uma dor de cabeça, experimente mergulhar os pés num balde de água – tão quente quanto puder suportar – durante 15 minutos. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça e aplique a compressa fria na testa, têmporas, base do pescoço ou onde a dor se concentrar.

A água quente dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo nos pés, enquanto a compressa fria contrai os vasos sanguíneos na cabeça, reduzindo o volume da corrente sanguínea e, consequentemente, a dor

Massagem para as cefaleias de tensão

Uma simples massagem pode ajudar a aliviar uma cefaleia de tensão. Coloque os dedos no topo da coluna vertebral, na zona em que o pescoço e o crânio se unem. Mova os dedos 5 cm ao longo da base do crânio, no sentido exterior até encontrar um pequeno recorte em ambos os lados, dois pontos ligeiramente moles quando pressionados. Faça pressão firmemente com as almofadas dos dedos, fazendo um pequeno movimento giratório com os dedos. Quanto mais profundamente massajar estes pontos, melhor.

Inspire profundamente e imagine que liberta a tensão a cada expiração. Continue por um a três minutos, e repita as vezes que desejar

Gengibre para a enxaqueca

Aos primeiros sinais de uma enxaqueca, misture um terço de colher de chá de gengibre em pó num copo de água e beba. O gengibre possui componentes anti-inflamatórios e analgésicos que poderão impedir uma crise de enxaqueca.

aliviar-dor-cabeca


One Response

  1. Marcelino Santos 21 de Maio de 2012

Adicionar Comentário