Como tratar uma vítima de insolação ou golpe de calor

A exposição a calor intenso e humidade elevada podem produzir um golpe de calor, ou insolação, o qual deve ser tratado rapidamente, pois a vítima pode correr perigo de morte. Em especial, os recém-nascidos e os idosos correm grandes riscos.

O golpe de calor pode ocorrer repentinamente, subindo a temperatura do corpo a 4()°C ou mais. A pele apresenta-se quente, seca e congestionada, a respiração pode ser ruidosa e a pulsação agitada. A vítima pode queixar-se de dores de cabeça, tonturas e náuseas.

Coloque a vítima num lugar fresco em posição reclinada. Dispa-a e cubra-lhe o corpo com lençóis ou toalhas molhados em água fria.

Chame um médico ou uma ambulância logo que possível ou mande alguém fazê-lo enquanto cuida da vítima.

Abanando com um jornal dobrado ou um leque, refresque a vítima até a temperatura do corpo baixar para 38°C — verifique a temperatura de cinco em cinco minutos. Se a temperatura voltar a subir, tente baixá-la de novo, procedendo como anteriormente.

O golpe de calor pode ainda provocar perda de consciência, caso a situação se agrave. Coloque a vítima na posição lateral de segurança e prossiga os cuidados de arrefecimento até à chegada do auxílio médico.


No Responses

  1. Pingback: Exaustão pelo Calor primeiros socorros 11 de Fevereiro de 2011

Adicionar Comentário