Como combater a depressão com ervas e suplementos alimentares

O estado depressivo manifesta-se pelo enfraquecimento geral, psíquico e físico, do organismo. As suas causas são frequentemente evidentes (tristeza, decepção, choque psicológico, convalescença, etc). Se este estado não é aparentemente justificado por qualquer das causas enumeradas, é indispensável uma ajuda médica.

Como combater a Depressão

Muitas pessoas recorrem aos antidepressivos à base de ervas ou químicos ao primeiro sinal de abatimento. Mas, os sentimentos constituem importantes mensagens para o corpo e para a mente. E preferível prestar atenção à sua mensagem e repor o equilíbrio na sua vida antes de recorrer a medicamentos naturais ou outros.

Investigações recentes descobriram o papel dos suplementos, em paralelo com a medicação farmacológica, para dominar os sintomas.

Ervas para combater a depressão

Se a sua depressão não for passageira, o hipericão pode ajudar. A forma em cápsulas encontra-se muito divulgada. Tome 300 mg, três vezes por dia, de um extracto padronizado que contenha 0,3 % de hipericina e 5 % de hiperforina – os principais componentes activos. Aguarde seis semanas para começar a fazer efeito.

Atenção: Não tome hipericão durante a gravidez ou em combinação com outros medicamentos sem consultar previamente o seu médico.

combater-depressao

Cuide de si com aromaterapia

Um banho de aromaterapia com alfazema e bergamota relaxa o corpo e a mente e possui propriedades reanimadoras. Ponha água morna a correr para a banheira e junte-lhe dez gotas de óleo essencial de alfazema e cinco gotas de óleo essencial de bergamota. Mergulhe durante uns bons 20 minutos.

Para estados depressivos beber

  • 1 copo pequeno de Vinho de balsamita, 15 g de sumidades floridas secas em 1 1 de vinho fervente, infundir 10 minutos, coar e conservar num frasco rolhado
  • 1 copo pequeno de Vinho de erva-benta, macerar durante 5 dias 50 g de rizoma em 1 1 de bom vinho tinto, filtrar e conservar num frasco rolhado.


Infusão de alecrim
20 g de sumidades floridas para 1 1 de água fervente, infundir 10 minutos; 2 chávenas por dia

Infusão de comichão80 g de flores secas para 1 1 de água fervente; tomar 3 chávenas por dia durante 8 dias

Infusão de macela15 g de flores secas para 1 1 de água fervente, infundir 15 minutos; 1 chávena antes do deitar:

Infusão de salva20 g de folhas secas para 1 1 de água fervente, infundir 10 minutos

Infusão composta20 g de folhas de salva e 20 g de flores de macela para 1 1 de água fervente, infundir 15 minutos; beber muito quente e com muito açúcar.

ValerianaCura de 8 dias com valeriana, macerar 15 g de raízes frescas numa chávena de água fria durante 1 noite; beber de manhã.

Caminhe para aliviar a depressãoUm passeio de 45 minutos em passo ligeiro estimula o corpo a produzir endorfinas, químicos naturais reanimadores. Experimente quando se sentir em baixo e pratique preventivamente com um passeio diário.

Faça um diário

Ter um diário pode ajudá-lo a compreender as suas emoções. Escreva durante 20 minutos por dia; não pense na gramática nem na pontuação. Escreva apenas o que lhe vem à mente e não se censure. Verá que pôr os seus pensamentos no papel o ajudará a ordenar as emoções dolorosas, a clarificar decisões e a manter um rumo na sua vida.

Como os suplementos podem ajudar

Podem usar-se plantas medicinais ou 5-HTF (5-hidroxitriptofano) — mas não ambos —, os quais não devem ser combinados com medicamentos sem aprovação do médico. Nunca suspenda a tomada de medicamentos receitados sem consultar o seu médico.

Níveis baixos das vitaminas B e da vitamina C têm sido associados à depressão. Estas vitaminas participam na produção dos neurotransmissores e podem reforçara eficácia dos antidepressivos. O cálcio e o magnésio acalmam os nervos e podem ser muito úteis quando a depressão interfere com o sono. Chás ou tinturas de erva-cidreira ou alecrim também aliviam a tensão; o extracto de aveia é um tónico particularmente útil em casos de exaustão. O hipericão pode ser uma alternativa segura aos medicamentos de receita, que muitas vezes têm efeitos secundários. Para as pessoas acima dos 50 anos, o ginkgo biloba combate a depressão mais eficazmente do que certos medicamentos. O 5-HTF aumenta os níveis de serotonina no cérebro e melhora o estado de espírito. Com autorização do seu médico, a kava pode ser utilizada sozinha ou com hipericão, ginkgo ou 5-HTF, em caso de sentir ansiedade.

Conselhos

  • Exercício regular. Pode ser o melhor antidepressivo natural.
  • Evite o tabaco e os excessos de álcool e cafeína.
  • Aconselhe-se com um psiquiatra.

Adicionar Comentário