Como fazer manutenção de Máquina de costura

Uma máquina de costura utiliza duas linhas para fazer uma costura. Uma, a que ficará sobre a camada superior de tecido, desenrola-se de um carro de linha e atravessa o tecido levada pela agulha. Na parte de baixo forma uma laçada na qual fica presa a segunda linha, que se desenrola da bobina, ou canela, e corre por baixo da camada inferior de tecido.

A tensão dada às linhas pelo conjunto tensor leva a que a laçada se situe entre-as camadas de tecido; assim, as costuras superior e inferior são idênticas.

Escolha da linha, da agulha e do calcador

Escolha a linha e a agulha consoante o tecido. Utilize uma linha de algodão ou seda para fibras naturais, tais como algodão e linho; use linhas de seda ou sintéticas em tecidos de lã e linhas sintéticas para fibras Sintéticas.

A linha de algodão existe em diversas espessuras — quanto mais elevado for o número, mais fina será a linha; 60-100 utiliza-se para os algodões leves, 50—60 para os médios, 30 – 40 para os tecidos pesados, tais como bombazina e tecido turco, e 20 para lonas.

Utilize agulhas de bico normal nos tecidos finos, de ponta arredondada nos tecidos de malha e de bico facetado em vinilo ou cabedal. Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o número, mais pequena e mais fina será a agulha.

O pé calcador, ou patinha, deve adaptar-se ao tipo de costura que pretende fazer. O pé que equipa todas as máquinas de costura destina-se ao ponto a direito; alguns permitem também fazer ponto de ziguezague. Como acessórios, existem diversos pés: para fechos de correr, casear, pregar botões, bordar, bainhas estreitas e pespontos.

Como enfiar e regular

Encha a bobina com linha (actualmente, muitas máquinas têm uma bobinadora automática que pára o movimento da agulha enquanto se enrola a bobina). Enfie a bobina na lançadeira com a ponta da linha saindo no sentido dos ponteiros do relógio, quando se segura a lançadeira com a bobina para cima. Coloque a lançadeira na posição devida e puxe a ponta da linha para a superfície de trabalho da máquina.

A sequência para enfiar a linha é geralmente a mesma. Puxe a linha do carrinho, passe em volta do conjunto tensor, através da alavanca de freio, e finalmente faça-a descer para a agulha; entre estes pontos, existem guias da linha que ajudam a controlar o correr da linha.

Levante a agulha rodando o volante, ou roda de mão. Certifique-se de que enfia a agulha no sentido indicado no manual das instruções. Faça subir a linha da bobina.

Se a sua máquina é eléctrica, ligue-a à corrente. Regule-a para o tipo de ponto que deseja fazer, escolhendo também o comprimento do ponto; normalmente, quanto mais fino é o tecido, mais curto deve ser o ponto. Os livros de instruções das máquinas têm em geral, uma tabela que indica a regulação para os diversos tecidos.

Seleccione também a largura do ponto: numa costura a direito, a largura será zero; números mais elevados dão pontos mais largos. Algumas máquinas regulam o comprimento e a largura automaticamente quando se selecciona o tipo de ponto.

Regule a tensão da linha e experimente num retalho do tecido que vai coser. Se o elo de ligação do ponto ficar na camada superior do tecido, diminua a tensão da linha da agulha, guardando o selector para um número mais baixo;

Se o elo de ligação aparecer na camada inferior do tecido, aumente a tensão da linha, rodando o selector para um número mais elevado.

O selector altera a tensão da linha superior; para regular a tensão da linha da bobina, existe um parafuso na caixa da bobina; no entanto, raramente é necessário proceder a esta regulação.

makina-de-costura

Coser

Levante o pé calcador, a alavanca de freio e a agulha; coloque o tecido sob o pé calcador, com a beira da costura para a direita e o volume maior do tecido para a esquerda. Rode o volante para inserir a ponta da agulha no tecido no local exacto. Carregue no pedal para a máquina começar a funcionar.

A maior parle das máquinas eléctricas possui um botão que permite inverter o sentido em que se cose. Utiliza-se para rematar no início e no final de uma série de pontos. Quando começar uma costura, introduza a agulha um pouco para dentro do início da costura e cosa em sentido inverso até à beira do tecido antes de regular novamente o botão para a costura em frente.

No final da costura, dê também alguns pontos atrás. Levante o pé calcador e a agulha e puxe o trabalho para irás para ficar com uma ponta de linha comprida. Passe a linha superior para o lado de baixo e corte ambas as linhas. Se a sua máquina não possui mecanismo de inversão do ponto, passe para o lado de baixo e ate as duas pontas antes de as cortar.

Ao coser, não empurre ou puxe o tecido: limite-se a evitar que oscile para a esquerda ou para a direita.

Nos cantos, pare com a agulha enfiada no tecido, mas no seu percurso ascendente. Levante o pé calcador e vire o tecido para a posição requerida. Baixe o pé calcador e comece a coser de novo. Para coser em curva, avance lentamente, voltando o tecido gradualmente. Se a curva for muito acentuada ou a beira começar a enrugar, pare com a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador, endireite o tecido, baixe o pé calcador e continue a coser: por vezes, poderá ter de repetir este processo para que a curva fique perfeita.

Manutenção

Depois de utilizar a máquina, limpe-a e lubrifique-a com um pincel fino e óleo de máquina. Periodicamente, mande fazer uma revisão.

Quando a máquina estiver fora do estojo, mas não em utilização, proteja-a do pó e desligue-a.


4 comentários

  1. Gladys Raquel Casco Aquino 24 de Junho de 2013
  2. Patricia Nunes da Cruz 18 de Novembro de 2013
  3. Alex 25 de Outubro de 2014
  4. Isabel Maria 6 de Abril de 2015

Adicionar Comentário