Regras de Bilhar

Regras de Bilhar

Este jogo de salão, para uns, um desporto, mas para a maioria, uma forma muito divertida de passar o tempo livre, é um jogo onde a destreza e a perícia com o taco são essenciais! Com uma origem incerta, há referências a jogos semelhantes no antigo Egito e Grécia. As primeiras menções modernas deste jogo remontam ao século XVII, em obras de Shakespeare e Ben Jonson. O jogo e as regras do bilhar como as conhecemos hoje em dia, começaram a definir-se ao longo do século XIX, tendo a regulamentação definitiva sido estabelecida em 1922, com a criação de uma associação, a Union Internationale des Fédérations d'Amateurs de Billard.

Regras de Bilhar

Existem várias variantes deste jogo. No entanto, todos eles são jogados numa mesa revestida de feltro verde limitada por tabelas. Na variante de snooker, a mesa tem 6 bolas. Neste artigo apresentamos as regras da variante chamada bilhar francês.

Existem três bolas de marfim, duas brancas e uma vermelha. Numa das bolas brancas há uma com um ponto. Para impulsionar as bolas usa-se um taco. O taco mede entre 1,50m e 1,70m, e a sua ponta é coberta por couro, fibra ou plástico.

Regras de Bilhar

Mesa de Bilhar

O campo de jogo da mesa de bilhar considera-se toda a parte interna limitada pelas tabelas. Esse espaço interior tem de comprimento 2,84m, e de largura, 1,42m. A mesa tem de ser rigorosamente plana, para que qualquer movimento seja exatamente aquele que o jogador provocou. Quando uma mesa não é completamente plana, a bola tende a desviar-se no seu movimento, influenciando a jogada.

Objectivo do Jogo de Bilhar

O objetivo de cada jogo consiste em, a partir de uma bola predefinida, conseguir que ela numa tacada toque nas outras duas. A isto se chama carambola. Quando um dos jogadores consegue uma carambola, ganha um ponto e continua a jogar. Há ainda variantes que têm regras suplementares para tornar a jogada mais difícil, mas ao mesmo tempo, tornar o jogo mais emocionante. Assim, há os jogos de 1 e 3 tabelas. No jogo de uma tabela, a bola tem que bater pelo menos uma vez numa das tabelas laterais da mesa, antes de bater na terceira bola. No caso do jogo de 3 tabelas, tem que tocar no mínimo três vezes nas tabelas laterais.

Como jogar e ganhar no Bilhar

Para iniciar o jogo, o árbitro coloca a bola vermelha na marca superior, enquanto que as duas restantes bolas ficam na linha de saída, em cima das marcas auxiliares. Cada jogador escolhe uma das bolas, e com o taco, a impulsionará no sentido da tabela superior, de maneira a que ambas sejam movimentadas ao mesmo tempo. As bolas devem receber o impulso suficiente para bater na tabela contrária e voltar. O primeiro a jogar será aquele que ficar com a bola mais próxima da tabela inferior.

Neste jogo, o final da partida pode ser de duas maneiras: ou com tempo predefinido de jogo, ou com uma pontuação mínima a atingir. Quando existe um período de tempo definido, ganhará o jogador que fizer mais pontos. Se for com a pontuação mínima, vencerá aquele que atingir essa soma em primeiro lugar.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *