Plantas adequadas para a bordadura de um relvado

Uma bordadura em que se misturam plantas vivazes com anuais, bienais e arbustos pequenos proporciona um espectáculo variado durante todo o ano. As plantas mais apropriadas são os arbustos pequenos c as herbáceas vivazes. Estas plantas, que florescem ano após ano, constituíam a base da bordadura herbácea, uma característica dos jardins do começo do século XX.

A forma e o tamanho de uma bordadura dependem daquilo que se pretende contornar c que é, normalmente, um relvado ou um caminho; no entanto, deve ser suficientemente larga para conter uma selecção de plantas vivazes delimitadas por uma moldura de arbustos floridos ou de folhagem decorativa. As bordaduras mais interessantes são as de forma irregular (como as que contornam um caminho que não seja cm linha recta), pois, além dc terem um aspecto mais natural, permitem que as plantas sejam vistas sob diversos ângulos.

Como planear uma bordadura

Há uma enorme variedade de plantas vivazes para escolha. As suas épocas de floração variam, pelo que pode Seleccioná-las de forma a ter uma bordadura florida desde a Primavera até ao Outono. Para planear uma bordadura, também c importante a altura atingida pelas plantas, para que as vivazes de maior crescimento, como os pequenos arbustos, sejam colocadas onde não tirem a luz a plantas pequenas, como as violetas ou as gazànias.

Como seleccionar as plantas para uma bordadura. Na bordadura, as plantas devem dispor-se por alturas crescentes a partir da beira exterior. Assim, em primeiro plano plantam-se herbáceas rasteiras, depois herbáceas um pouco mais altas e finalmente pequenos arbustos. Seguem-se alguns exemplos de cada um destes grupos.

Herbáceas rasteiras

Gazània («Gazania nívea»): É uma planta que produz flores amarelas no fim da Primavera e do Verão. Obtém-se por divisão ou sementeira directa no início da Primavera. Planta-se em locais soalheiros e terrenos ligeiros. Rega-se de três em três ou de quatro em quatro dias.

AHsso («Alyssum maritimnm»): É uma planta espontânea da flora da Península Ibérica que dá pequenas flores brancas e rosa a partir de Abril e até Julho. Obtém-se por sementeira no ()uiono. Planta-se em locais soalheiros c terrenos de preferência calcários mas ligeiros. Rega-se em dias alternados ou diariamente cm épocas quentes.

Herbáceas médias Lírio («íris germânica»): É uma planta muito difundida que produz flores azuis, brancas, amarelas ou vermelhas com diversas tonalidades. Floresce a partir de Março e até Junho e prolonga–se por divisão do rizoma até finais do Verão. Planta-se em locais soalheiros e terrenos normais de jardim. Rega-se semanalmente ou duas vezes por semana na época de floração.

Agapanto («Agapanthus umbelatus»): Apresenta flores azuis ou brancas que surgem de Junho até Setembro. A propagação faz-se por divisão dos rizomas em Março. O agapanto prefere locais soalheiros e terrenos permeáveis com alguma areia. Rega-se frequentemente, principalmente na época de floração.

Alecrim («Rosmarinus officinallis»): É uma espécie espontânea na zona mediterrânica. Dá pequenas flores azuis desde Fevereiro até Outubro. É uma planta aromática que se obtém por sementeira na Primavera. Prefere locais soalheiros e terrenos pobres, arenosos e muito permeáveis. Rega-se pouco, mas regularmente, principalmente cm alturas de calor.

Pequenos arbustos

Piracanta («Pyracantha coccinea»): É um arbusto espinhoso, resistente, que floresce em Maio-Junho, dando pequenas flores brancas e mais tarde pequenas bagas vermelhas que lhe dão um aspecto muito decorativo. A propagação faz-se por sementeira na Primavera ou no i lutono ou por estacaria no fim do Verão. Prefere locais soalheiros e terrenos ligeiros. Rega-se regularmente, com mais frequência no Verão.

Lúcia-lima («Lippia citriodora»): É uma planta aromática com flores insignificantes, brancas, que surgem no Verão. Com as folhas, faz-se um chá de propriedades medicinais. Obtém-se por estacaria feita no final do Verão. Usa-se em locais soalheiros e quentes e em terra normal de jardim com um pouco de areia. Rega-se frequentemente para qüe o terreno esteja sempre fresco.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *