Como reagir com envenamento por monóxido de carbono

  • on 14 de abril de 2011
  • Likes!

O monóxido de carbono é um gás tóxico, incolor, sem cheire) ou paladar que assinalem a sua presença. O monóxido de carbono é um produto da combustão incompleta e a sua toxicidade é tal que é mortal mesmo em concentrações relativamente baixas.

– Casa de banho. Um esquentador que tenha uma tiragem deficiente ou não esteja em bom estado pode originar a formação de monóxido de carbono, provocando dores ele cabeça, tonturas ou dificuldades de respiração. Desligue imediatamente o aparelho e abra as janelas. Se o esquentador não foi recentemente visto por um técnico, submeta–o a uma inspecção geral por pessoal especializado.

– Cozinha. Existe aqui o mesmo perigo que nas casas de banho, embora em menos escala, pois o espaço não é geralmente tão reduzido. Proceda do mesmo modo se sentir dores ele cabeça, tonturas ou dificuldades ele respiração.

– Garagem. O monóxido de carbono presente nos gases de escape dos automóveis é uma fonte de perigo num espaço fechado. Nunca ponha o motor do automóvel a trabalhar dentro ele uma garagem com as portas fechadas.

Automóvel. Tape quaisquer fendas entre o motor e o compartimento dos passageiros com um produto vedante adequado, de modo a reduzir o risco de intoxicação por monóxido de carbono.

– Caravanas e barcos. Neste caso, embora os riscos sejam semelhantes aos ele uma cozinha ou casa de banho, o seu número é mais elevado devido ao espaço reduzido. Em caso de envenenamento por este gás, actue rapidamente procedendo como se indica.

Como actuar em caso de envenenamento por monóxido de carbono.

Em caso ele envenenamento, procure eliminar a fonte do gás e leve a vítima o mais rapidamente possível para o ar livre e/ou abra todas as portas e janelas. Se a vítima estiver consciente, a recuperação será bastante rápida. Se estiver inconsciente, coloque-a na posição lateral de segurança e chame uma ambulância. Se a vítima não respirar, faça-lhe respiração artificial. Só uma pessoa devidamente habilitada em primeiros socorros poderá aplicar a massagem cardíaca externa depois de se certificar que o coração ela vítima deixou de bater.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Ciência · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *