Dicas infalíveis para organizar o seu armário

Quando olha para o seu armário sente-se culpado(a)? Quantas vezes já se perdeu na sua enorme desorganização ou até encontrou peças, por acaso, que já nem se lembrava que tinha?

Pois é, é chegada a altura de organizar o seu armário e fazer uma rigorosa limpeza. Não sabe por onde começar? Então, confira as dicas infalíveis que temos para si.

Limpar o armário

  1. Comece por remover todas as roupas do armário. Sim, sabemos que vai dar trabalho, mas é a única forma de garantir que tudo irá ficar impecavelmente organizado. Remova todas as roupas dos cabides e gavetas. Dobre-os em pilhas no chão ou sobre a sua cama. Isto inclui os seus sapatos também.
  2. Agora vai ter de decidir que roupas pretende manter no armário e quais pretende deitar fora ou doar. As roupas que deve manter são aquelas que usa frequentemente e as que sente que lhe iriam fazer falta se não estivessem no seu armário, é o caso de um bonito vestido de festa, por exemplo.
  3. Decida que roupas deve guardar e que não pode usar nessa estação. Por exemplo, no verão deve guardar as camisolas mais quentes e no inverno deve guardar os seus tops e vestidos mais frescos.  Também pode guardar as peças que têm um valor sentimental para si, como a camisola tricotada pela avó, o vestido de noiva ou o seu antigo uniforme dos tempos de escola. Contudo, tente não exagerar nas peças sentimentais que guardar. As roupas foram feitas para usar, acima de tudo.
  4. Depois de decidir quais as roupas que vai guardar, coloque-as numa caixa de plástico e coloque-as no fundo do armário, debaixo da cama ou outro local de arrumação que possua em casa.
  5. Analise que roupas vai deitar fora ou doar. Este é o passo mais difícil, mas também o mais importante. Se quer realmente ter o  seu armário organizado, então tem mesmo de ver-se livre de grande parte da roupa. Isto não significa que deve deitar fora as suas peças favoritas. O objetivo é que consiga analisar o que lhe faz falta e aquilo que não precisa. Por exemplo, se já não usa uma peça de roupa há mais de 1 ano e não tem qualquer valor sentimental para si, então talvez tenha chegado a altura de a doar ou oferecer a um amigo(a). Se a peça em questão já está muito gasta ou estragada, então deite-a fora. Doe todas as roupas que você não precisa e que estejam em boas condições. Faça o mesmo para as peças de roupa demasiado pequenas ou grandes e que não lhe servem.
  6. Limpe o interior do armário, antes de voltar a colocar as roupas. Aspire ou limpe o fundo do armário e limpe as paredes do mesmo com um pano e um lava-tudo. Se pretender, pode ainda pintar o interior, remover ou adicionar prateleiras.

 

organizar-seu-armario

 

Organizar as roupas

Depois de bem limpo o armário é chegada a altura de voltar a organizar as roupas no seu interior.

  1. Tente organizar as roupas por estação. Por exemplo, se está no verão, então pendure as roupas desta estação primeiro, logo seguidas das de outono. Contudo, as de verão devem estar mais acessíveis e numa posição privilegiada.
  2. Organize as roupas por tipos. Separe os tops, tshirts, calças, saias e vestidos por secções.
  3. Separe as roupas de trabalho das roupas de lazer. Desta forma, vai conseguir vestir-se rapidamente de manhã antes de ir para o trabalho.
  4. Se quiser, pode ainda optar por organizar as peças de roupa por cores.
  5. Para maximizar o espaço disponível no armário, adquira bons sistemas de arrumação, como por exemplo bolsas que se possam pendurar nas portas ou até em cabides.

Com estas dicas infalíveis para organizar o seu armário vai conseguir encontrar mais facilmente as suas peças de roupa.


Adicionar Comentário