Como lavar rendas

  • on 27 de abril de 2011
  • Likes!

As rendas devem ser lavadas com todo o cuidado. Não deve esfregá-las nem torcê-las, pois pode fazer-lhes buracos, especialmente se forem antigas ou tiverem estado expostas ao sol.
Lave pequenos artigos de renda, como um par de luvas, por exemplo, mergulhando-os num recipiente com tampa cheio até meio com água e sabão, e agite-os suavemente. Passe-os depois por água limpa e morna e estenda-os sobre uma toalha para secarem. Não precisam de ser passados a ferro.
Os artigos maiores, por exemplo véus, devem ser agitados suavemente numa bacia com água quente e sabão e depois passados por água quente limpa. A temperatura das duas porções de água deve ser a mesma. Estenda os artigos maiores na horizontal para secarem e, se necessário, prenda-os com alfinetes na forma que devem tomar. Em princípio, não devem precisar de ser passados a ferro.
Se for necessário passar a renda a ferro por causa de rugas teimosas, faça–o sempre do avesso, e se for antiga ou frágil, cubra-a previamente com um pedaço de musselina ou de papel de seda. Ligue o ferro na temperatura mais baixa — v. PASSAR A FERRO.
Se lavar em casa cortinados ou toa¬lhas de mesa de renda (que podem ser lavados a seco), dobre-os antes de mais num quadrado perfeito. Depois, deixe–os mergulhados em água quente e sabão de um dia para o outro. Com as mãos, esprema a água com suavidade e estenda-os para secarem sobre uma mesa ou relva limpa, mas não ao sol.
Para dar nova vida à renda, mergulhe–a numa solução de goma-arábica (25 g de goma para 2,5 dl de água a ferver), mexa bem e deixe arrefecer. Deixe a solução secar e depois com o ferro quase frio exerça uma ligeira pressão sobre a renda, coberta com papel de seda ou musselina. V. também CORTINA¬DOS.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Outros · Roupa e Vestuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *