Como dobrar e ligar chapa de metal

Para os trabalhos com metal, é essencial possuir um torno de serralheiro firmemente preso a uma bancada muito estável.

Materiais

As chapas de aço macio e as de alumínio são as que mais facilmente se cortam, furam e dobram, embora a escolha esteja dependente da função da peça acabada. Por exemplo, o alumínio é o mais indicado nos casos em que se requeira leveza ou resistência à corrosão.

A espessura das chapas de aço ou de alumínio é indicada em números, sendo a chapa de craveira 16 (1,6 mm de espessura) a mais adequada para a maioria dos trabalhos.

Medição e marcação

Estenda a chapa sobre uma superfície lisa e meça e marque sobre ela a forma pretendida, usando uma régua e um riscador. Pontos já marcados com uma caneta de feltro grossa, antes de marcar, cubra o aço com tinta azul de serralheiro (semelhante à tinta azul normal) ou utilizando uma caneta de feltro grossa, de maneira que as linhas traçadas sejam claramente visíveis.

Utilize o riscador para traçar uma linha recta.

Trace um círculo ou um arco com um compasso de bicos.

Cortar

Utilize um serrote para metais, munido de uma folha que permita que, no mínimo, três dentes estejam simultaneamente em contacto com o metal. Quanto menor for a espessura do metal, mais fino deve ser também o corte da folha; no entanto, para metais macios como o alumínio, utilize uma folha com o corte mais grosso possível para evitar que esta se prenda. Coloque a folha na armação do serrote com os dentes voltados para a frente.

Prenda firmemente o metal no torno. Corte com movimentos longos e regulares, fazendo pressão durante o movimento para a frente e aliviando a pressão no movimento de recuo. Utilize todo o comprimento da folha. Depois de serrar, tire as rebarbas das arestas com uma lima fina.

Abra um furo, utilizando um serrote de cabelo (um serrote de armação rectangular com folhas flexíveis muito finas) e urna broca-serra.

Utilize um serrote de cabelo para cortar as linhas curvas. Corte por fora da linha e faça o acabamento limando.

Dobragem

Para fazer uma dobra em ângulo (quinar), coloque o metal entre duas réguas de madeira de 2,5 cm de espessura e prenda no torno. Ajuste a chapa de metal de forma que a linha da dobra esteja ao nível do topo das réguas. Dobre utilizando um maço de madeira de buxo ou de couro e dando pancadas leves ao longo de todo o comprimento da dobra.

Para fazer um curvamento, utilize como molde um bloco de madeira com a forma exacta da curva pretendida, dobrando o metal sobre o molde.

Ligar

Para juntar duas beiras, dobre-as em forma de gancho, martelando-as sobre um pedaço de metal; em seguida, encaixe-as uma na outra. Achate-as com um martelo de aço para apertar a junta.  


One Response

  1. Joaquim Barata 3 de Novembro de 2010

Adicionar Comentário