Como agir numa entrevista de emprego

Todos já sabemos que se deve ter cuidado com a forma como se age numa entrevista de emprego.

Por exemplo, muitas são as vezes em que temos de esperar um pouco até que o entrevistador apareça, sendo importante ter um comportamento adequado em todos os momentos.

Seguem-se algumas dicas de como agir numa entrevista de emprego.

Dicas para a entrevista

  • Não se deverá levantar com um salto quando pensar que o entrevistador entra na sala. Antes, deverá esperar tranquilamente até que lhe seja dirigida a palavra e apenas levantar-se nessa altura.
  • Por outro lado, também não deverá ir a correr de encontro ao entrevistador de mão esticada, pois poderá parecer excessivamente entusiasta. Espere até que a outra pessoa tome a iniciativa.
  • É numa questão de segundos que a primeira impressão faz a diferença e, quanto mais positiva for, mais hipóteses terá uma pessoa de ser escolhida.
  • Deverá mostrar-se confiante, com à vontade e simpatia, pois uma das primeiras coisas que se vê é o rosto. Assim, sorria quando cumprimentar quem o vai entrevistar, pois poderá desde logo mostrar que é um prazer estar nesse encontro e que está entusiasmado.
  • Deve-se apresentar saudando a pessoa que o recebe e aguardar que seja convidado a sentar-se, mantendo uma postura correta. Mostre-se interessado e atento. Olhe a outra pessoa de frente, respondendo com determinação o entrevistador. Peça esclarecimentos, delicadamente, sempre que tiver alguma dúvida. Mas lembre-se de ser prudente e ser reservado caso abordem questões da vida pessoal.
  • Deve deixar passar o entrevistador à frente quando entrarem no local da entrevista, a não ser que abram a porta por si e façam sinal para passar e sentar. Se puder escolher, opte por um lugar de onde veja bem a outra pessoa.
  • Em regra, os interlocutores sentam-se frente a frente para olharem diretamente um para o outro, a uma distância agradável para ambos. De forma natural, olhe um pouco à sua frente. A outra pessoa não vai considerar que seja estranho e depois ambos irão sentir-se gradualmente mais à vontade.
  • A maioria das pessoas que não sabe como agir numa entrevista de emprego, mantém uma postura demasiado reta e contraída desde o início. Mas há que “relaxar”, pois à medida que a entrevista avança, poderá mostrar isto através da sua postura. Deixe-se encostar na cadeira, vá mudando de posição de quando em vez, faça gestos, incline-se de novo para a frente.
  • Olhe para a outra pessoa, mas não fixe o olhar, pois poderá causar uma sensação desconfortável. Também não deverá afastar constantemente para não dar sinal de insegurança.

 

Para quem quer saber como agir numa entrevista de emprego, há que perceber que a arte de comunicar é reagir de forma flexível à situação.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *