Como praticar o jogo boules

Quem viaja pela França fica muitas vezes intrigado ao ver um grupo de pessoas arremessando umas bolas pequenas na praça de uma aldeia. Este jogo chama-se boules, ou petanque, e já começou a ser divulgado em Portugal. Há mesmo quem lhe tenha aportuguesado o nome para petanca.

As bolas com que se joga são de metal, têm 7-8 cm de diâmetro e podem ser arremessadas ou feitas rolar ao encontro do caebonnet, a bola-alvo. A pontuação é na ordem de um ponto por cada bola do mesmo jogador que fique mais perto do caebonnet do que as dos seus adversários. O jogo é de singulares quando cada jogador dispõe de três ou quatro bolas; a pares quando cada jogador tem três bolas, e a três jogadores quando cada um joga com duas bolas.

Pode ser jogado em qualquer superfície, mas de preferência areia ou cascalho.

Os jogadores fazem uma jogada para ver quem escolhe o círculo de lançamento, lançam o caebonnet e atiram a primeira bola. O vencedor da jogada marca o círculo de lançamento, com cerca de 33-48 cm de diâmetro, o qual deve distar pelo menos 1 m de qualquer obstáculo. De dentro do círculo, atira então o caebonnet para um ponto que deve situar-se entre 6 e 10 m da orla do círculo de lançamento. Se não conseguir fazê-lo correctamente após três tentativas, cederá a vez ao seu  adversário, mas não o direito de ser o primeiro a jogar.

O primeiro jogador lança a sua bola, atirando-a ou fazendo-a rolar, e não pode ultrapassar nem tocar na linha do círculo enquanto a bola não se tiver imobilizado. Um jogador da outra equipa tentará então atirar a bola para mais perto do caebonnet ou desviar a primeira bola. A bola mais próxima do caebonnet será a líder, e caberá então a um jogador da equipa em desvantagem atirar bolas até a sua equipa conseguir uma bola líder. À medida que o jogo prossegue, pode tentar-se afastar a bola de um adversário do lugar que ocupa junto do caebonnet.

O jogo acaba quando todas as bolas foram atiradas, e os pontos são então somados.


Adicionar Comentário