Como jogar bowling

O bowling que consiste em fazer rolar uma bola para derrubar um certo número de paulitos pode ser jogado individualmente ou por equipas. A pista de madeira lisa que a bola percorre tem 19,16 m de comprimento por 1,06 m de largura e parte de uma área de aproximação com pelo menos 4,5 m.

Os paulitos, que têm a forma de garrafa, medem 38 cm de altura. As bolas possuem três orifícios, para o polegar e dois outros dedos, e não devem pesar mais de 7.26 kg nem ter uma circunferência superior a 69 cm.

Os paulitos são dispostos em triângulo no fim ela pista, com o vértice voltado para o jogador, colocado no extremo oposto. Na superfície da pista existem marcas para auxiliar a pontaria. Se o jogador pisar a linha de cabeceira ao lançar a bola, comete falta, e os paulitos que deitar abaixo não são contados. Para que os paulitos derrubados contem, é preciso que a bola lhes acerte directamente, sem tocar nos paulitos eventualmente caídos na calha.

como-jogar-bowling

O jogo envolve 10 turnos (frames) e cada jogador tem direito a dois lançamentos ele cada vez. Conta-se um ponto por cada paulito derrubado. Se um jogador derrubar a totalidade dos 10 paulitos num mesmo lançamento, averba um strike; se os derrubar em dois lançamentos, averba um spare.

No primeiro caso, ganha 10 pontos com um bónus igual ao número de paulitos que derrubar nos dois lançamentos seguintes; no segundo, ganha 10 pontos e um bónus igual ao número de paulitos que derrubar no lançamento seguinte. Um jogador que averbe um strike no décimo turno tem direito a duas bolas suplementares; se averbar um spare, tem direito a mais uma bola.

Num jogo de 10 turnos, um jogador que obtenha 12 strikes sucessivos obtém a pontuação máxima de 300 pontos. Contudo, para um principiante uma pontuação de 120 é já muito boa; e aquele que atinja com regularidade 170 é considerado suficientemente apto para jogos de competição.

A bola deve ajustar-se confortavelmente aos dedos do jogador, que pode pedir a opinião de um empregado do recinto.


Adicionar Comentário