COmo fazer origami

O Origami é uma arte japonesa que consiste na arte de dobrar papel, tendo a sua origem em duas palavras: Ori (que deriva do desenho de uma mão e significa “dobrar”; kami deriva do desenho de seda e significa “papel” e “espírito de Deus”.

Para saber como fazer origami é, de facto, preciso que tenha alguma habilidade com trabalhos manuais. Sugerimos um origami de média dificuldade e para fazer um coração.

Segue-se o passo a passo.

Passo-a-passo

Pegue num papel retangular colorido. Lembre-se que não vai poder usar tesoura nem cola. Apenas irá usar as suas mãos e o papel. Siga as instruções :

  • origami2Com a folha de papel na horizontal, dobre-a em quatro (duas vezes ao meio), apenas para marcar, e desdobre. De seguida, dobre para a frente as duas pontas superiores da folha, sendo que as pontas se deverão juntar ao meio da folha.
  • Dobre para a frente e meio da folha as pontas inferiores e vire. Dobre a ponta de baixo para se juntar à de cima, unindo os cantos. A parte do bico do triângulo deverá, agora, ficar virada para baixo. Imagine que tem uma linha horizontal, cerca de 1 cm abaixo do cimo da folha e dobre as pontas de cada lado da linha por forma a que as pontas que criam fiquem juntas a essa linha.
  • Agora,  imagine uma linha vertical que sobre desde o bico do triângulo, como que se dividesse o triângulo ao meio. Dobre, ligeiramente, para a frente, um pouco para cada lado dessa linha vertical, ficando cerca de meio centrímetro abaixo do topo do triângulo.
  • Vira, agora ao contrário (a antiga frente volta a sê-lo).

Dicas adicionais

Mas existem algumas dicas que se devem ter em conta em qualquer origami que se vá fazer.

  • Faça as dobras numa superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada, além de que também é bom usar papel fino. Saiba que deverá ter as mãos limpas para não sujar o seu origami.
  • Antes de começar a dobrar, veja se conhece todos os símbolos que vai seguir nas instruções e, caso não conheça, aprenda antes. Além disto, sempre que as instruções tiverem medidas, siga-as sem exceção, sendo que também importa, e muito, que os vincos das dobras sejam bem passados com uma unha por cima.
  • As instruções são para seguir estritamente, pelo que não lhe valerá de nada se não as seguir à risca.
  • Um bom truque é, também, praticar várias vezes o mesmo modelo. Não se deverá esquecer de que é a prática que o levará à perfeição. Aqueles folhetos que vemos nas caixas do correio são ótimos para praticar.

A melhor maneira de saber como fazer origami é perceber que é para ser divertido. Se não tiver papeis coloridos, pinte o seu com giz de cera, que também vai impermeabilizar o trabalho, conservando o origami por mais tempo.


Adicionar Comentário