Como Escolher o Melhor Assunto Para Seu Blog

Neste novo artigo de como fazer um blog, abordaremos um aspecto muito importante para saber como fazer um blog de sucesso que é a escolha do assunto que será tratado.

A primeira coisa que deveríamos pensar antes de começar o nosso trabalho é:

  • Qual tema abordar?
  • Com que público falar?
  • Como escolher o nicho correto?

A seguir descreveremos dicas importantes para lhe ajudar nesta tarefa.

Você deverá refletir e anotar sobre os 10 aspectos abaixo:

1. Seus gostos

O que você gosta de fazer? Você é do tipo que gosta de sair com amigos e gosta de agitação ou prefere a calma de ficar em casa assistindo televisão?

2. Suas escolhas

Quais são suas escolhas? Você gosta de comprar os últimos lançamentos em eletrônicos ou usar roupas da última moda? Você gosta de usar as roupas do seu cantor ou ator favorito? Você gosta de comer em restaurantes?

3. Seus desejos e coisas que não gosta de fazer

Anote o que você gosta na vida. Você gosta de carros da BMW ou motos da Harley-Davidson?  Mencione também as coisas que você não gosta na vida.

4. Sua Personalidade

Ninguém sabe mais sobre sua personalidade de que você mesmo. Então anote sobre sua personalidade. Por que você gosta mais de algumas pessoas?  Por que você não gosta de determinados trabalhos? O que o seu coração diz? O que você quer alcançar?

5. Sua Atitude

Como é a sua atitude diante de situações negativas? Você se importa com política? Você acha que a mídia e os jornais mostram a imagem correta dos fatos? Você pode dar o seu ponto de vista sobre alguma questão importante?

6. Seu entusiasmo

Anote a respeito de assuntos que o entusiasmam. Você gostaria de saber mais sobre Eclipse Lunar ou Eclipse Solar? Você gostaria de saber sobre Satélites? Você gosta de esportes de aventura, como escalada e surf?

7. Seus pontos fortes e fracos

Reflita sobre coisas que você tem facilidade em aprender e fazer. Algumas pessoas são boas em contabilidade e matemática. Outras são mais criativas.

8. Seus passatempos favoritos

Qual é o seu passatempo favorito? Qual é o seu hobby? O que você gosta de fazer no tempo livre? Você assiste filmes no tempo livre? Você gosta de pesquisar vídeos engraçados no YouTube no tempo livre?

9. Sua atividade preferida no fim de semana

Anote o que normalmente você gosta de fazer no fim de semana. Você gosta de ir ao cinema com os amigos no fim de semana? Você gosta de passear no shopping?

10. Sua linha de carreira desejada

Finalmente, anote qual seria o seu emprego dos sonhos. Gostaria de se tornar um grande diretor de empresa ou prefere ser empreendedor?

Próximos Passos:

Depois de escrever todas as respostas em uma folha de papel ou no seu computador, leia e releia. Certifique-se de que você respondeu a todas as perguntas.

Ok! Agora você tem 10 opções que escreveu e revisou em suas mãos e certamente está sabendo mais sobre sua personalidade.

Etapa final: Depois de um ou dois dias pensando e analisando esses 10 aspectos que você anotou chegou a hora da decisão! Aponte os tópicos mais interessantes e classifique-os na ordem do menos interessante para o mais interessante.  Se você descobriu que é bom em consertar coisas ou reparar aparelhos eletrônicos, você pode ser tornar um expert e orientar outras pessoas sobre ajuda mecânica em seu blog. Explore sua mente. Ninguém vai perguntar a você porque você escolheu este tipo de blog. Se os leitores gostarem de seus pontos de vista e sugestões no blog, eles vão adorar o seu trabalho e você terá uma carreira promissora como blogueiro e pedirão conselhos a você.

Como escolher o assunto do seu blog baseado nas buscas da Internet

Até aqui falamos sobre autoconhecimento e a teoria de fazer um blog de acordo com as suas preferências. Outros blogueiros sustentam que você deve tentar conciliar um tema de sua preferência com a preferência dos outros leitores.

Abaixo vamos dar-lhe ótimas dicas de como escolher um tema baseado no interesse de outras pessoas utilizando como base as buscas realizadas na internet.

Se você está empenhado em fazer um blog popular e rentável, você vai ter que escrever, ler e falar sobre o tema escolhido quase todos os dias pelos próximos anos. Você vai investir muitas horas da sua vida! E se não houver pessoas suficientes interessadas sobre o assunto que você irá abordar? Você vai fazer um blog esperando que alguém perceba você? Ou vai pesquisar cuidadosamente o seu nicho, procurando o tema  certo que fará o seu conteúdo atingir milhares de pessoas?

Acreditamos que o ideal é a mistura dos dois! Ache o tema que você tem interesse em abordar, mas depois se certifique de fazer uma pesquisa detalhada para saber se existem pessoas na internet buscando por assuntos relacionados ao seu tema.

Nunca é possível saber com certeza se as pessoas vão gostar do seu conteúdo antes de você criá-lo, mas a pesquisa de palavras-chave irá ajudá-lo. Você pode ver quantas pessoas estão procurando o seu tópico no Google todos os dias, e dentro do seu tópico, quais palavras-
chave estão sendo usadas para fazerem essas buscas. Interessante, não?

Um exemplo da vida real: um blog sobre MMA (Artes Marciais Mistas)

Um amigo nosso está pensando em começar um blog sobre MMA. Ele é um especialista no nicho, sabe tudo sobre MMA, mas tem dúvidas se as pessoas estão realmente querendo informações sobre esse assunto, e mais importante, que tipos de informação elas buscam.

Resolvemos ajudá-lo, e fomos fazer nossa pesquisa! Nós utilizamos um software chamado Market Samurai, mas também pode usar o planejador de palavras chave do Google, ou o kwfinder. Ele é ótimo para pesquisarmos quais palavras-chave têm busca na internet, quantos acessos você pode esperar estando na primeira posição do Google, qual a competição existente no nicho e muitas outras coisas! É um software pago, mas que com certeza vale muito a pena utilizar. Utilizando a ferramenta de pesquisa de palavras, procuramos por “artes marciais mistas”.

Tivemos uma surpresa negativa. Apenas 29 pessoas procuram por esse termo por dia. É um volume muito baixo de pessoas buscando. O ideal ao escolher um nicho é que existam pelo menos 80 buscas por dia. Analisando as buscas relacionadas, aprendemos algumas coisas sobre nossos potenciais leitores.

Descobrimos que as pessoas estavam procurando também por equipamentos e treinamento de modalidades relacionadas com Artes Marciais Mistas, ou seja, as pessoas que estavam fazendo as buscas queriam participar do esporte, e não apenas assistir.

Procurando as palavras-alvo

Decidimos “cavar” um pouco mais com a ferramenta do Market Samurai e encontrar palavras-chave relacionadas.

Descobrimos que MMA está nos resultados de pesquisas relacionadas. Supomos então que é uma abreviatura de artes marciais mistas (mixed martial arts em inglês). Vamos ver os resultados para MMA:

Agora estamos chegando a algum lugar! Existem mais de 18 mil pessoas por dia buscando por MMA!  Com mais pessoas usando a sigla do que a palavra exata, também podemos imaginar que este público já está muito familiarizado com o nicho.

Mesmo assim, vamos aprofundar um pouquinho mais, pois um termo nos chamou a atenção: UFC.

Procurando por mercados relacionados

Como pudemos perceber, UFC é a sigla de Ultimate Fighting Championship, que é o nome da principal liga de artes marciais mistas, assim como a NBA para o basquete americano. Vamos dar uma olhada no tráfego que recebe:

UAU! “UFC” está recebendo mais de 110 mil pesquisas por dia, mais de seis vezes o tráfego de “MMA”. Mesmo termos mais longos como “ufc online” e “lutas do ufc” recebem um volume significativo de tráfego.

Concluímos que as pessoas estão procurando mais informações sobre onde assistir as lutas pela internet e pelas grandes lutas do passado.

Interpretando os resultados de pesquisa de palavras-chave

Notamos que algumas das outras palavras-chave populares para “UFC” são “lutas do ufc”, “lutadores do UFC”, e “ufc online”.  Ao contrário dos resultados para “MMA”, não vimos muitas  buscas para diferentes tipos de equipamentos ou treinamento.

O que significa isso? Bem, aqui está o que pensamos:

As pessoas que buscam “MMA” estão interessadas em se tornar um lutador de MMA, e estão procurando por locais para treinar ou equipamentos.

As pessoas que buscam “UFC” são fãs, na sua maioria apenas interessados em assistir os eventos e seguir os lutadores.

Obviamente, como existem mais fãs do que os lutadores, um site visando fãs e “UFC” provavelmente obterá mais tráfego.

Estas informações são importantes na hora de fazer um blog de sucesso? Pode apostar!

Em marketing, um dos passos mais importantes que você pode tomar é segmentar seu público. Se você pode dividi-los por seus interesses, então você pode criar uma mensagem que é perfeitamente orientada para o grupo que pretende captar e assim fazer um blog de sucesso.


Adicionar Comentário