Como Divulgar Um Blog por Tráfego Pago: A alternativa ao SEO

Hoje vamos tocar num assunto que não é muito comentado pelos blogueiros do nicho de como fazer dinheiro na internet, não citando essa estratégia de como divulgar seu blog e de como ganhar dinheiro com um blog: Tráfego pago. Isso mesmo que você leu! Você pode pagar para trazer visitantes ao seu blog. Existem muitas vantagens em se pagar por tráfego, sendo as maiores delas o controle e a escalabilidade.

Muito se fala em SEO para gerar visitas à um blog. SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do seu site para os mecanismos de busca. Em resumo, é você configurar o seu site de uma maneira que o Google o considere relevante e o deixe bem posicionado na primeira página de resultados para determinadas palavras-chave.

Quando se consegue posicionar um site no Google por SEO (chamamos isso de organicamente) é uma maravilha! O volume gerado pode ser enorme, e é grátis. O problema é que o Google está sempre mudando, o que torna a tarefa de rankear um site organicamente cada dia mais difícil.

Na minha opinião você não pode basear um negócio (no caso o seu blog) em apenas uma fonte de trafego, ainda mais se tratando de SEO, onde não temos controle sobre o que pode acontecer amanha. De um dia para o outro, você pode acordar e o seu site que estava rankeado em primeiro lugar, recebendo mais de 100 mil visitas por dia, não estar mais na tão sonhada primeira página.

A solução para isso são as formas pagas de se obter tráfego. Vamos ver as principais:

Mídia Offline:

Encontre a revista que se relaciona ao seu nicho e promova o seu blog.

Banners Online:

Os banners online têm sido tradicionalmente a maior fonte de tráfego pago na internet. Normalmente são pagos por CPM (custo por mil impressões, ou seja, paga-se um valor a cada mil exibições do seu banner). Você pode negociar a inclusão do seu banner diretamente com o proprietário do site em que você deseja anunciar ou através de ad networks (redes de propaganda) – a mais  conhecida delas é a rede de display do Google Adwords.

Facebook Ads:

Alcance milhões de pessoas através dos anúncios do Facebook. A grande vantagem dessa mídia é o nível de segmentação que podemos conseguir. Podemos segmentar nossa propaganda em níveis de localização, hobbies, gostos, idade, formação, etc

Video Ads:

São os anúncios que aparecem nos vídeos online. Eles podem ser exibidos antes do vídeo, durante o vídeo em um banner  ou após. Normalmente são pagos por base de CPM. Selecione as categorias de vídeos que sejam relativas ao seu público-alvo.

Email Marketing:

Existem empresas que vendem bases segmentadas de emails. É necessário tomar muito cuidado com a qualidade da base que você irá trabalhar. Se o seu blog fala sobre como ganhar dinheiro na internet, é importante que a base que você irá disparar sua publicidade seja formada por pessoas com interesse no assunto, como por exemplo terem feito parte de uma newsletter sobre esse nicho ou terem adquirido algum produto nessa área.

Para finalizar, gostaria de ressaltar a importância de se ter varias fontes de trafego gerando visitas para o seu blog. Com isso você fica protegido caso tenha algum problema em alguma das suas contas. Isso pode acontecer principalmente se estiver trabalhando com o Google, que possui políticas muito restritas quanto as suas formas de anúncio. Essa é mais uma maneira de divulgar seu blog que também lhe ajudará no caminho de ganhar dinheiro com seu blog.


Adicionar Comentário