Crianças      Desporto      Finanças      DIY      Lazer      Roupa      Saúde      Sociedade      Tecnologia      Turismo

Download 3 Ebooks Grátis

Como fazer um abaixo assinado

Um abaixo-assinado é um meio de se dar voz a causas. É uma solicitação que se dá por via de um documento, no qual serão lançadas as assinaturas de todos os interessados no assunto em questão.

Torna-se, assim, importante saber como fazer um abaixo assinado.

Confira já de seguida todos os passos para saber como fazer um abaixo assinado.

Como fazer

Modelo-de-Abaixo-Assinado O abaixo assinado é uma prática antiga e muitos usam-na por diversos motivos. É bastante comum o uso do abaixo assinado como forma de protesto ou manifesto de apoio a alguém ou alguma causa. É uma solicitação feita por muitas pessoas em forma de documento.

Fazer um abaixo assinado não é complicado, mas implica diversas finalidades e não pode ser feito mais nem menos, pois existem regras para que seja válido.

Um primeiro exemplo de modelo de como fazer um baixo assinado para um assunto a debater num Concelho, é o seguinto:

Ao Excelentíssimo / Ilustríssimo Senhor Diretor / Secretário / Órgão de Localidade,

Os abaixo-assinados, (descrição das nacionalidades), residentes e domiciliados na (cidade, bairro, rua), vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência solicitar (descrever a solicitação), a fim de (descrever a finalidade do pedido).

Confiantes de que o nosso pedido será deferido, junto enviamos duas vias do presente abaixo-assinado.

(localidade, dia, mês e ano)

(lista de todos os participantes com respetivo nome, documento de identificação e rúbrica).

Seria muito positivo se a própria comunidade – os seus representantes –  procurassem mais do que apenas por uma vez, os meios de comunicação para começar a chamar a atenção do Presidente de junta ou da Câmara Municipal.

Em regra, a administração municipal não aprecia quando notícias negativas em relação a si começam a ser divulgadas constantemente, ainda mais tendo em conta que se trata de questões da população, visto causar um grande desgaste na imagem do Presidente da Junta ou da Câmara.

Um outro exemplo de como fazer um abaixo assinado, por exemplo, relativo a uma questão com um Centro de Saúde, é:

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente —–, da vila de —-.

Os abaixo-assinados, (nacionalidades), residentes e domiciliados na vila de —-, distrito de —-, solicitam a Vossa Exª, e o Centro de Saúde localizado em —-, volte a funcionar tanto de dia como de noite, a fim de atender às necessidades da população local, que não dispões de outro Centro de Saúde para resolver problemas que surjam durante a noite.

Na certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento em (nº de folhas) — folhas numeradas e assinadas pelos moradores, e em duas vias que serão protocoladas no seu Gabinete.

Nomeamos o morador —-, (cartão de identificação), telefone nº, como nosso representante, caso Vossa Exªa necessite de outras informações.

(nome da vila), data

(identificação)

(assinatura)

Com estes exemplos e com a informação que se pode obter através da Internet, saber como fazer um abaixo assinado vai apenas requerer paciência por parte dos organizadores.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

  • como fazer um abaixo assinado
  • como fazer um abaixo assinado valido
  • como fazer abaixo assinado
  • abaixo assinado como fazer

1 Comentário para “Como fazer um abaixo assinado”

  • Aurea says:
    No texto acima “Confiantes de que o nosso pedido será diferido, junto enviamos duas vias do presente abaixo-assinado.” Deveria usar-se “deferido” em vez de “diferido”. “Deferido” significa concedido, aprovado, … enquanto que “diferido” significado adiado, …
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: