DICAS PARA FAZER MONOGRAFIA

Sem dúvidas, elaborar uma monografia não é uma tarefa nada fácil. Esta, que basicamente é um trabalho acadêmico, individual e que possui um único tema, é essencial para a vida dos universitários.

Quem nunca sofreu com a rigidez das normas da ABNT, não é mesmo? E pensando nisso, hoje darei algumas dicas de como fazer uma monografia e arrasar em sua conclusão de curso.

Organização

Não restam dúvidas de que a base para um trabalho bem feito é a organização e a disciplina. Se você é daquele tipo de pessoa que espera o último momento para começar a elaborar sua monografia, sinto em te dizer, mas as chances de erros serem encontrados nela dobrarão. Não adianta.

Se não soubermos controlar e administrar o nosso tempo, separando dias específicos para determinadas tarefas, nada fluirá.

Portanto, organize sua monografia em tópicos, separe-os por etapas e principalmente, comece a fazê-la com um bom tempo de antecedência. Imprevistos poderão surgir no caminho e você deverá estar preparado para enfrentá-los.

 Diagramação e estrutura

Apesar das normas da ABNT parecerem um pouco “assustadoras” a primeira vista, tenha certeza de que elas ao final deixarão o seu trabalho com um aspecto muito bem elaborado. Então deixe a preguiça de lado, respire fundo e vamos a tão temida ABNT!

Além da formatação padrão que vocês provavelmente já conhecem, vale também ressaltar algumas dicas importantes que valorizarão o seu trabalho.

As aspas devem ser utilizadas na transcrição de textos ou citações; palavras ou frases estrangeiras e títulos de obras, devem ser destacadas com o uso do itálico.

Sempre que houver uma palavra chave no texto ou um título/subtítulo, ele deve ser destacado com negrito para facilitar a compreensão do leitor de sua monografia e o estilo sublinhado deve ser usado somente em links mencionados no texto.

As margens devem ser as padrões do Word e a monografia pode conter ou não um cabeçalho, onde deve haver o título do trabalho, o nome do capítulo e/ou o nome do autor. E por falar em capítulo, ele deve vir quando e como o autor desejar, podendo conter subtítulos. Mas lembre-se: a introdução e a conclusão não podem ser nomeadas como capítulos, ok?

Há ainda os famosos elementos pré-textuais, que obviamente, vêm antes do texto principal, tais como a capa, folha de rosto, epígrafe, dedicatória, agradecimentos, sumário, listas e o resumo, e os elementos pós-textuais, como o glossário (que é um item opcional), a bibliografia, o índice, os anexos e a capa do final.

E não se esqueça: em hipótese alguma comece a numeração das páginas pela capa.

Texto

DICAS PARA FAZER MONOGRAFIAExistem algumas dicas que sempre valem ser ressaltadas. Em qualquer texto, mas especialmente na monografia, tente ser o mais claro e objetivo possível. Lembre-se que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Os parágrafos não devem ser muito grandes, pois isso cansa a vista do leitor e não devem ser começados com a mesma palavra.

Os termos técnicos e palavras raramente utilizadas no cotidiano devem ser evitados. Mas se caso forem necessários, é importante colocar o seu significado entre parênteses ou optar pelo glossário ao final da monografia.

E o item mais importante de todos: mantenha o foco no assunto.

Bom trabalho a todos!


Adicionar Comentário