Ligar para uma entrevista de emprego

Muitas são as empresas que não têm o hábito de contactar os candidatos envolvidos nos seus processos de recrutamento, o que vai contra as boas práticas de recursos humanos.

Ligar para saber de uma entrevista de emprego é muitas vezes a opção, pois as empresas ignoram as candidaturas que não selecionam, esperando que os candidatos se esqueçam do processo de recrutamento.

 

entrevista-emprego

 

As pessoas reclamam mas também há que perceber que está nas suas mãos uma solução para esta situação. Em vez de aguardar por notícias da empresa deverá tomar a iniciativa de contacto para saber acerca de eventuais desenvolvimentos no processo de recrutamento.

Ligar para saber de uma entrevista de emprego é ser proativo, é dar seguimento às suas entrevistas, o que é uma grande forma de demonstrar que se está realmente interessado e empenhado na oportunidade de emprego.

Para tal, peça um cartão de visita ao seu entrevistador ou certifique-se que toma nota do nome e contactos devidamente. Pode perguntar se todos os candidatos serão contactados e, para evitar dissabores, tente perceber sobre a possibilidade de contactar diretamente a empresa e quais os dias e horas mais convenientes para tal.

Em regra, dois dias depois da entrevista ter tido lugar, poderá enviar um email como agradecimento a quem fez a entrevista, agradecendo o tempo e atenção dispensados para a sua candidatura e reiterando o seu interesse na empresa e funções em causa.

Por outro lado, geralmente uma semana é o tempo indicado para se esperar para ligar depois de uma entrevista de emprego. Mas, se na entrevista for referido um prazo concreto, respeite-o e não faça nada antes dessa data.

Não desanime caso não tenha tido feedback por parte da empresa. Imprevistos acontecem ou o processo atrasa por algum motivo. Se não tiver o contacto direto do seu entrevistador, pode sempre contactar o departamento de recursos humanos.

Não receie a insistência, pois ligar uma vez para a empresa para saber o ponto de situação do processo só vai revelar interesse . Contudo, tenha bom senso e não ligue duas ou três vezes numa semana.

Se na altura em que contactar a empresa lhe for dito que ainda não foi escolhido nenhum candidato, poderá perguntar acerca de previsões que tenham para tal e volta a ligar por causa da entrevista de emprego. Por outro lado, não deverá recear uma resposta menos positiva, pois esta poderá ser uma boa oportunidade para averiguar se existem outras vagas dentro da empresa.

Algo que poderá fazer é conferir se os seus perfis das redes sociais estão atualizados corretamente com as suas informações.

Por fim, se depois de variadas tentativas continuar sem conseguir entrar em contacto, há que realmente saber desistir e redirecionar a sua atençao para outras oportunidades profissionais e entrevistas de emprego.


Adicionar Comentário