Como se preparar para uma entrevista de emprego

Numa sociedade em crise, em que cada vez é mais complicado encontrar emprego, é fundamental conseguir desenvolver estratégias que lhe permitam ter sucesso nesta área e diferenciar-se dos restantes candidatos.

Por outro lado, cada vez mais as empresas preocupam-se em melhorar todo o processo de recrutamento, encontrando fórmulas de sucesso que lhes permitam encontrar um colaborador que faça a diferença e seja uma mais valia para a empresa.

Torna-se por isso também fundamental que a entrevista de emprego seja eficaz. Seguem-se algumas dicas para ajudar a saber como se preparar para uma entrevista de emprego.

 

 

Preparação é fundamental

Quanto melhor se preparar e pesquisar acerca do empregador, antes da entrevista propriamente dita, melhor esta irá correr. Tenha o cuidado de elaborar um planeamento adequado acerca do vestuário a utilizar, da sua higiene pessoal, horas de sono e das possíveis perguntas e respostas que poderão surgir ao longo da entrevista.

Procure ainda averiguar quais são as principais políticas e objetivos da empresa a que se está a candidatar. Para conseguir este tipo de informação pesquise na internet, ligue ou até desloque-se à empresa. Estar bem informado acerca do empregador pode ser uma grande vantagem para si, face aos outros candidatos.

Revele a sua personalidade

As empresas precisam de funcionários, mas com a atual crise a decorrer existem poucas vagas para o imenso número de candidatos. Por essa razão, você precisa de mostrar aos empregadores que é a pessoa indicada para a vaga disponível. Revele a sua personalidade e mostre-se sempre confiante, positivo e disponível. Ninguém vai querer trabalhar com uma pessoa negativa, arrogante e conflituosa.

Algumas características pessoais e atitudes costumam causar boa impressão ao entrevistador, tais como: energia e disposição para trabalhar; entusiasmo para superar dificuldades; persistência para levar uma tarefa até ao fim; responsabilidade pelas ações; honestidade e integridade; dedicação à empresa; capacidade de análise, decisão e orientação para objetivos.

Conheça os seus pontos fortes e fracos

Uma das questões que provavelmente o entrevistador lhe irá colocar é quais são os seus pontos forte e fracos. A melhor estratégia a adotar na sua resposta é conjugar as suas fraquezas e mais-valias com o cargo a que se candidata e a forma como estes podem contribuir para o sucesso atual e futuro da empresa.

Nos pontos fracos, prepare uma boa argumentação para indicar aquilo que fez ou pretende fazer para ultrapassar esses aspectos negativos das suas qualificações. O objetivo será mostrar que apesar de ser um ponto fraco, ainda assim pode ser uma força no futuro. Seja qual for a sua resposta, não se esqueça de sempre a apoiar com argumentos fortes, que lhe permitam defender a sua posição.

Coloque questões pertinentes

Uma participação ativa ao longo de toda a entrevista é aconselhada, pois irá dar uma boa impressão acerca do seu interesse na vaga oferecida. Por isso, aconselhamos que prepare algumas perguntas pertinentes para colocar ao entrevistador. Não se limite a aceitar tudo o que lhe propõem. Faça questões sobre o cargo a que se candidata e conheça as responsabilidades que têm e os limites que lhe serão impostos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *